Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 2 de fevereiro de 2018
A marmota Phil “previu” nesta sexta-feira (2) em Punxsutawney, no Estado da Pensilvânia, mais 6 semanas de inverno. “Eu vejo minha sombra real, seis semanas mais de inverno pela frente”, disse Jeff Lundy, tutor da marmota, após examinar o animal e “conversar” com ele. O evento do Dia da Marmota é tradicional, remonta a 1886, mas se tornou popular depois do filme “Groundhog Day” (de 1993, traduzido no Brasil como “Feitiço do Tempo”) e agora atrai milhares de curiosos de todo o mundo.
A lenda em torno da cerimônia diz que se trata efetivamente da mesma marmota – apesar de isso ser impossível, já que elas vivem apenas cerca de seis anos.
A tradição de observar o comportamento do roedor remonta aos imigrantes alemães que se estabeleceram na região. A superstição diz que se o animal que está hibernando sair da toca e sua sombra aparecer no dia 2 de fevereiro, o inverno deve durar mais seis semanas.
Se nenhuma sombra for vista, a primavera virá mais cedo. Os fazendeiros da área utilizavam o método para tomar decisões sobre a semeadura dos campos.
Desde que a tradição começou, Phil viu sua sombra mais de 100 vezes e não a viu outras 18 vezes. Algumas previsões não são conhecidas. Moradores da cidade agora vão “se preparar” para enfrentar mais frio.