Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema e TV Dia da Mulher: dez filmes dirigidos por mulheres que você precisa assistir

Compartilhe esta notícia:

O reconhecimento desse trabalho ainda parece avançar a passos lentos.

Foto: Divulgação
O reconhecimento desse trabalho ainda parece avançar a passos lentos. (Foto: Divulgação)

As mulheres já provaram que sabem e podem fazer bonito em frente às câmeras. Atrizes como Viola Davis e a brasileira Fernanda Montenegro são exemplos claros disso, mas o que muita gente ainda desconhece são os nomes de mulheres que estão brilhando também na direção, entregando grandes obras e enormes sucessos de audiência.

Só que ela não é a única. Além dela, outras cineastas também se destacam e mostram a força do olhar feminino por detrás das câmeras, como Kathryn Bigelow, Jane Campion e Jane Campion. Curiosamente, ao mesmo tempo em que a presença das mulheres em grandes produções se torna cada vez mais forte, o reconhecimento desse trabalho ainda parece avançar a passos lentos, como as últimas indicações ao Oscar bem revelaram. Na maior premiação do cinema, elas ainda são minoria.

Barbie

Nada melhor para começar essa lista do que um filme que foi sucesso de bilheteria e de crítica. Lançado em 2023, o live action da Barbie mostra a boneca de plástico se tornando um pouco mais real e tendo que encarar um mundo cheio de machismo, misoginia e preconceitos. Um filme poderoso que escancarou sem floreios o incômodo feminino diante de um mundo excessivamente masculino – e Greta Gerwig trabalha muito bem os exageros e os absurdos com a sutileza da ironia em sua crítica.

Priscilla

Outro filme dirigido por uma grande mulher é Priscilla, cuja trama mostra a vida de renúncias que a esposa de Elvis Presley, o rei do rock, teve que enfrentar para viver ao lado do marido. De traições e crises de bebedeira, até ter que pintar seus cabelos loiros de preto, tudo isso é retratado no longa de Sofia Coppola.

Mulher Maravilha

Provando que não são só os homens que sabem fazer filmes de super-heróis, Mulher Maravilha, dirigido por Patty Jenkins, conta a história de Diana Prince (Gal Gadot), uma jovem que vive em uma ilha paradisíaca onde é considerada a princesa das Amazonas.

Frozen

Uma das animações mais famosas dos últimos tempos também foi dirigida por uma mulher. Trata-se de Frozen, filme em que Jennifer Lee divide o comando com Chris Buck. Com uma trama mais feminista, o longa conta a história de amizade de duas irmãs.

A Mulher Rei

E por falar em filmes comandados por mulheres e que exaltam mulheres, que tal dar uma chance para A Mulher Rei? O filme foi lançado em 2022 e conta a história da comandante do exército Agojie, Nanisca (Viola Davis).

O Piano

O Piano aparece entre diversas listas de melhores filmes e chega a ocupar o primeiro lugar quando a lista é de mulheres diretoras. De 1993, O Piano é um grande drama romântico de época que conquistou elogios ao contar a história de uma mulher (Holly Hunter) que vai para a Nova Zelândia, onde conhece o colonizador que se tornou seu marido (Sam Neill) e desenvolve um romance com o homem (Harvey Keitel) que está com seu piano.

Encontros e Desencontros

Sofia Coppola aparece mais uma vez na nossa lista! Considerada um dos maiores nomes do cinema indie, ela tem uma carreira bastante sólida e suas produções são reconhecidas como autorais desde seu primeiro longa, o também excelente As Virgens Suicidas.

Guerra ao Terror

A Hora Mais Escura, o filme sobre a icônica e política caçada a Osama bin Laden, foi dirigido por uma mulher. Antes disso, ela ficou com uma moral enorme com outro filme de guerra ainda mais intenso: Guerra ao Terror, título que levou o Oscar de Melhor Filme em 2010, quando a maioria acreditava que a estatueta seria dada a Avatar.

Quero ser grande

Se você teve uma infância nos anos 1980 ou 1990, muito provavelmente parte do seu imaginário de criança foi povoado por esse filme, que ficou marcado pela icônica sequência em que os personagens tocam piano dançando sobre um enorme teclado no chão. Tom Hanks é essencial para o trabalho de Marshall como diretora de um filme sobre uma criança presa no corpo de um adulto.

Psicopata Americano

Filme de terror, com muito sangue e uma pitada deliciosa de ironia, com Christian Bale e dirigido por uma mulher? Temos. Psicopata Americano é um dos filmes mais memoráveis quando se trata de terror psicológico e o filme é amado justamente pelo desenvolvimento primoroso que Mary Harron faz do personagem principal.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema e TV

Dia da Mulher: Estudos mostram 8 táticas para aliviar ansiedade diária
Dia da Mulher: Estressadas e com razão, pois a sobrecarga é maior para as mulheres
https://www.osul.com.br/dia-da-mulher-dez-filmes-dirigidos-por-mulheres-que-voce-precisa-assistir/ Dia da Mulher: dez filmes dirigidos por mulheres que você precisa assistir 2024-03-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar