Quinta-feira, 06 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de dezembro de 2019
Já está na hora de pôr o pé na estrada para as festas de fim de ano, uma época em que é muito comum se hospedar na casa de amigos e familiares, e também de recebê-los. A farra de todo mundo junto tem tudo para ser divertida, seja pela companhia ou economia, porém, é preciso ter “semancol”.
A consultora de comportamento e estilo Claudia Matarazzo, que tem livros e um site que ensina regras da etiqueta, dá dicas para não fazer feio na casa dos outros neste fim de ano: “É fundamental respeitar a data combinada do convite. Mesmo que o anfitrião insista, não fique mais. E fique a par da rotina da casa. É o hóspede quem tem que se adequar, e não o contrário”.
Outra atitude aconselhada por ela é levar algo para o dono da casa, o que, segundo ela, não precisa ser caro. “Pode ser algo para casa ou até mesmo um doce caseiro. O que vale é o gesto”, disse.
Em relação ao dia a dia, ela sugere que o convidado ajude nas tarefas da casa e nas despesas.
“Não precisa ficar perguntando se precisa de ajuda. Vá ao mercado e compre algo ou apenas comece a fazer. Se você perceber que o dono da casa prefere fazer tudo sozinho, aí você se afasta. E, se houver empregados, não dê ordem diretas a eles, muito menos uma contraordem. Por fim, não leve mais ninguém. Pode ser um almoço, mas convidado não convida”, afirma.
Quanto aos anfitriões, ela também orienta dar um mimo, que pode ser um kit de boas-vindas com um chocolate ou um guia com os serviços próximos, por exemplo. Claudia lembra ainda que é importante deixar uma chave reserva e avisar sobre a chegada desta pessoa na portaria, para que o hóspede tenha liberdade e se sinta esperado.
“É fundamental que ambos tenham tempo livre e sejam independentes. Uma coisa é programar, outra é cansar com tantas atividades. É bom que o hóspede tenha um tempo livre e o anfitrião também”, avalia.
Veja algumas dicas úteis para deixar seu fim de ano mais tranquilo e virar o ano de bem com a vida:
Planejamento pessoal
Tudo deve ser planejado. Isso serve para todos os meses do ano, mas geralmente no final do ano acabamos dando relaxo. Não pode!
Deixe tudo bem claro o que você precise fazer, escreva num papel, na parede, na testa, qualquer lugar. Não deixe de trabalhar, de fazer exercícios, de malhar, de fazer sua dieta.
Descanse
Não deixe de planejar uns dias de descanso.
Mesmo que você não tenha férias, pelo menos tire um final de semana para não fazer nada. Mas nada mesmo! Não me venha inventando a moda de fazer um churrascão e convidar a galera, pois você quem vai ter que organizar e limpar tudo depois. E você já vai ter o mês inteiro de festas, precisa de mais uma? Sério?
Presentes
Reserve um tempo para resolver os presentes. Você vai precisar escolher muito bem para quem vai dar, o que vai dar e até quanto vai gastar, além de ter que fazera s compras. Tudo isso gasta tempo.
Se você não se planejar, vai gastar muito tempo e dinheiro. Ninguém quer virar o ano endividado, quer?
Confraternizações
Praticamente todo mundo gosta de confraternizar o fim do ano. Família, colegas, a galera da facul, os broder do colégio, os vizinhos. Se você aceitar tudo, você não vai ter tempo de fazer as suas coisas e vai engordar.
Saiba recusar, se for preciso. Você não é obrigado a participar de nenhum, mas participe dos encontros essenciais.
E maneire com o que come. Comidas de final de ano são sempre fartas e entupidas de gordura e açúcar. Duvido alguém ir para um Happy Hour da empresa ou numa ceia de Natal e comer salada. Então coma pouco, ou suficiente.
Cumprimente todo mundo
O cumprimento é a atitude que faz você reconhecer outra pessoa como um ser humano. E essa época é quando muitas pessoas param para pensar na vida e estão mais emocionais e receptivos.
Cumprimente todos que você encontrar, mesmo o estranho que está no caixa do mercado ou o frentista do posto. Isso tornará o seu dia melhor e o deles também.
Dê sempre “Boas Festas” ao invés de “Bom Natal” se você não souber a religião da pessoa, pois nem todos comemoram o Natal.
Reserve um tempinho no mês também para escrever e enviar cartões e emails de Boas Festas para seus clientes, fornecedores e parceiros.
Curta
Muitas coisas imprevisíveis vão aparecer. Mesmo que você não consiga cumprir seu planejamento, também não precisa se punir.
O mais importante de tudo é curtir sem culpa e virar o ano com um sorriso estampado na cara.