Quinta-feira, 09 de dezembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cláudio Humberto Diesel 9,1% mais caro incita caminhoneiros a greve

Compartilhe esta notícia:

Foto: Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias

O aumento-jumbo dos combustíveis, anunciado nesta segunda (25) pela Petrobras, reforçou a suspeita, no governo, de influência político-partidária na decisão dos tecnocratas da estatal que fixam percentuais de reajuste. A suspeita decorre do reajuste cavalar de 9,1% no diesel 48h depois de o governo evitar uma greve dos caminhoneiros de proporções imprevisíveis. “Aumentar o diesel em 9,5% mais parece uma provocação para tornar a greve inevitável”, admite importante integrante do governo.

Números estranhos
O aumento, 17 dias antes, no diesel, de 3,1%, já pareceu estranho em Brasília, que o atribui, em parte, ao aparelhamento político da estatal.

Boquinhas ativistas
Governos do PT “aparelharam” o governo nomeando ativistas sobretudo nas estatais, onde salários são maiores e os privilégios mais amplos.

Desafio explícito
Os tecnocratas aumentaram a gasolina em 7% um dia após Arthur Lira prometer reduzir esse preço em 8% com proposta aprovada na Câmara.

Gula contida
A ideia da proposta é que o ICMS não torne mais caro o combustível. Por isso o projeto aprovado na Câmara torna fixo o percentual do tributo.

Protesto no DF exige juízes de volta ao presencial
Advogados de Brasília protestam, nesta terça-feira (26), contra juízes da capital do Brasil que permanecem em trabalho remoto. O protesto está marcado para 10h em frente ao Tribunal de Justiça do DF. A iniciativa é de Thaís Riedel, forte candidata à presidência da seccional da OAB no Distrito Federal. A ideia caiu tanto no agrado da classe que os demais candidatos à direção da OAB-DF decidiram aderir ao movimento, inclusive o atual comando da entidade, criticado por sua inoperância.

Sem audiências
Os advogados de Brasília se queixam inclusive que, sem retomarem o trabalho presencial, os juízes deixaram de recebê-los, como manda a lei.

Botãozinho ligado
Os organizadores do protesto não parecem preocupados em desagradar magistrados de outras instâncias, incluindo o Supremo Tribunal Federal.

No STJ, só em 2022
O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, já anunciou a decisão de retomada de trabalho presencial em fevereiro.

Busca ativa no DF
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), avalia a possibilidade de deflagrar “busca ativa” de idosos em idade mais avançada, em suas casas, para aplicar segunda e terceira doses de vacinas contra covid.

Loroteiros
Aumentam o etanol, 28,2% só este ano, porque a Petrobras não quer tornar sua gasolina menos atraente ao consumidor. Mas a ANP mandou um burocrata à Câmara para dizer que a culpa é do produtor. Farsantes.

Anticonsumidor
A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara rejeitou proposta de Celso Russomano (Rep-SP) anulando resolução da Anatel, que autoriza empresas de internet a reduzir a velocidade da conexão em hora de pico.

Atrasados sempre
Projeto do tucano Alexandre Frota (SP) e relatado por Merlong Solano (PT-PI) quer proibir, com dois anos de atraso, na pandemia, a cobrança de multa por quebra de fidelidade com operadoras de TV, celular etc.

Oportunismo político
O senador Rodrigo Pacheco se acha mesmo um novo Juscelino Kubitschek. Marcou para o Memorial JK, nesta quarta-feira (27), sua filiação festiva ao PSD, ao qual o saudoso presidente foi filiado.

Redes e o mundo real
O foco nesta terça será dividido entre o lero-lero da votação do relatório da CPI da Pandemia e duas notícias mais importantes sobre setembro. Às 10h, teremos dados do emprego formal e às 15h30, da arrecadação.

Híbrida permanente
A deputada Luisa Canziani (PTB-PR) apresentou projeto para tornar permanente a possibilidade de escolas do ensino médio adotarem a educação híbrida (presencial e remota).

Expectativa melhorou
Após dois meses em queda, a confiança do consumidor voltou a subir em outubro, segundo a FGV/Ibre. O resultado positivo também foi observado nos índices IE (expectativas) e ISA (situação atual).

Pensando bem…
…é só transformar o auxílio em precatório, que ninguém vai se preocupar com teto de gastos.

PODER SEM PUDOR
Memória afiada
O senador Áureo Mello passava o Carnaval de 1994 no Rio de Janeiro, na casa da família do poeta J.G. de Araújo Jorge. Certo dia, foi surpreendido pela famosa foto, nos jornais, de Itamar Franco com a modelo Lílian Ramos, no Sambódromo. Ela vestia só uma camiseta, sem nada por baixo. “Que papelão o Itamar fez na avenida…” – comentou um amigo do senador. Áureo Mello ajeitou os óculos, aproximou o jornal do rosto e pilheriou: “Meu Deus! Se não me falha a memória, isto aí é a dita cuja.” O senador tinha boa memória.

Com André Brito e Tiago Vasconcelos

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cláudio Humberto

Aluguel de prédios vazios sangra recursos federais
Temor é que pré-candidato Pacheco anule o governo
Deixe seu comentário
Pode te interessar