Sexta-feira, 17 de maio de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Dieta de origem vegetal reduz incidência de doenças cardiovasculares

Compartilhe esta notícia:

A dieta plant based baseia-se em uma alimentação mais natural, de origem vegetal. (Foto: Reprodução)

Doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil. Uma dieta com maior consumo de produtos de origem vegetal e redução de alimentos de origem animal está associada à menor incidência de eventos cardiovasculares. Um estudo, realizado por Glenn e colaboradores, acompanhou mais de 120 mil mulheres na pós-menopausa por 24 anos (1993 a 2017) para avaliar o risco de doenças cardiovasculares em quem aderiu à dieta plant based. Essa dieta mostrou redução na incidência de eventos cardiovasculares.

É crescente a adesão pela dieta plant based e transição de alimentação onívora para vegetariana. A dieta plant based baseia-se em uma alimentação mais natural, de origem vegetal, minimamente processada, com variedade de grupos alimentares e sempre que possível orgânica.

Alimentos consumidos na dieta: Frutas; Verduras; Legumes; Tubérculos; Cereais – grãos integrais; Leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja); Oleaginosas( castanhas, nozes); Sementes (girassol, abóbora, gergelim).

Além de serem fontes de carboidratos, esses alimentos contam com maior proporção de gorduras boas mono e poliinsaturadas, redução de gordura saturada e trans; são ricos em fibras, vitaminas, minerais e compostos fenólicos e possuem alto potencial antioxidante.

Estudos demonstram que o maior consumo de alimentos fontes de proteína animal, principalmente carne vermelha, alimentos ultraprocessados e refinados e dieta pobre em fibras estão relacionados com doenças crônicas, como obesidade, diabetes, cardiopatias, doenças intestinais e alguns tipos de câncer.

Prevenção de doenças crônicas não transmissíveis

A base da alimentação deve ser de frutas, verduras e legumes. Segundo a OMS, devemos ingerir, pelo menos, cinco porções diárias. Reduza o consumo de proteína animal nas grandes refeições. Uma vez por semana retire da sua alimentação proteínas animais. Que tal tentar “Segunda sem Carne”?

Como consumir mais proteína vegetal?

Opte por proteínas à base de feijão, soja, lentilha, grão de bico; Inclua sementes às saladas e sopas; Acrescente 1 colher de sopa de aveia as frutas, iogurtes ou bebidas vegetais; Nas grandes refeições, componha metade do seu prato de verduras e legumes; Manter-se ativo, 6000 a 10000 passos ao dia; Praticar 150 minutos de exercício/semana.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

BMW de Tom Cruise é roubada em meio às gravações de novo Missão Impossível
Nasa paga 10 centavos por tecnologia de mineração da Lua; entenda
https://www.osul.com.br/dieta-de-origem-vegetal-reduz-incidencia-de-doencas-cardiovasculares/ Dieta de origem vegetal reduz incidência de doenças cardiovasculares 2021-08-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar