Quinta-feira, 23 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de janeiro de 2016
O prefeito José Fortunati apresentou na quinta-feira um balanço da gestão municipal em 2015 e destacou que, apesar da crise econômica que o País enfrenta, as contas fecharam positivas, garantindo o equilíbrio da receita do município. O balanço indica resultado orçamentário de 232,6 milhões de reais e primário de 64,8 milhões de reais, ambos positivos. Em 2014 o resultado orçamentário foi de 269,3 milhões de reais e o primário positivo chegou a 50,9 milhões de reais.
Fortunati apresentou os números ao lado do vice-prefeito, Sebastião Melo, e dos secretários da Fazenda, Jorge Tonetto, de Planejamento Estratégico e Orçamento, Izabel Matte, e de Gestão, Urbano Schmitt.
Na avaliação do chefe do Executivo municipal, os resultados foram positivos em decorrência de modelo de gestão adotados pela administração, alguns utilizados pela iniciativa privada, como os contratos de gestão, onde se estabelecem metas para cada órgão municipal que são revisadas mensalmente.
Além disso, ele destacou o trabalho do Comitê Gestor de Segunda Instância, núcleo das finanças que se reúne semanalmente para analisar todos os pedidos de despesas e investimentos. Segundo o prefeito, o desembolso só acontece com o aval deste comitê. “Com isso, temos uma visão macro da cidade e não somente de uma ou outra secretaria, isso faz com que haja um equilíbrio nos investimentos”, ressaltou.