Terça-feira, 14 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
15°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Dilma avalia opção para reajuste do Bolsa Família

Compartilhe esta notícia:

Está previsto uma elevação de 1,1 bilhão de reais no orçamento do programa em relação ao ano passado. (Foto: divulgação)

Após o veto da presidenta Dilma Rousseff ao reajuste de ao menos 16,6% em programas sociais como o Bolsa Família na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), o governo federal estuda como dar alguma elevação ao benefício, ainda que inferior à inflação acumulada desde o último aumento, ocorrido 20 meses atrás.
Está previsto uma elevação de 1,1 bilhão de reais no orçamento do programa em relação ao ano passado. No entanto, o governo ainda faz contas para definir como usará a verba nas ações do programa, que atende 13,9 milhões de famílias. Não está definido, por exemplo, se será um aumento linear. Se isso ocorrer, o benefício básico mensal por pessoa passará dos atuais 77 reais para cerca de 80 reais.
A LDO deste ano foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União de 31 de dezembro, com um total de 58 vetos. Um deles é a correção do Bolsa Família correspondente ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado entre maio de 2014 e novembro de 2015.
O orçamento previsto para o benefício passou de 27,7 bilhões de reais para 28,8 bilhões de reais, aumento de 3,97% entre 2015 e 2016. É justamente este 1,1 bilhão de reais que será usado para reajustar o programa, que faz um repasse médio mensal de 164 reais por família.
Nas discussões da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2016, que sucede a LDO, o relator do texto, deputado Ricardo Barros (PP-PR), chegou a propor corte de 10 bilhões de reais no orçamento, medida que não avançou. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Graças a uma emenda parlamentar incluída pelo presidente da Câmara, um dos principais doadores de campanha do vice-presidente obteve uma vantagem inédita
Misterioso sumiço de cinco funcionários de editora inquieta Hong Kong
https://www.osul.com.br/dilma-avalia-opcao-para-reajuste-do-bolsa-familia/ Dilma avalia opção para reajuste do Bolsa Família 2016-01-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar