Quarta-feira, 22 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 28 de novembro de 2015
Em meio à crise política, a presidenta Dilma Rousseff cancelou as visitas que faria na próxima semana ao Vietnã e ao Japão. A viagem que fará a Paris (França), para a 21 Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-21) está mantida. Com o novo cronograma, a previsão era de que a presidenta embarcasse para a França ainda na sexta-feira e permanecesse em Paris até a segunda-feira, para retornar ao Brasil.
O roteiro inicial previa a saída da presidenta de Paris diretamente para cumprir agenda com empresários no Vietnã na terça-feira e na quarta-feira. Depois, seguiria para o Japão, onde pretendia, entre outros temas, conversar sobre a retomada da venda de carne processada bovina brasileira, que está embargada pelos japoneses desde 2012.
É a segunda vez que Dilma suspende uma visita ao Japão. Em 2013, ela cancelou a viagem por conta das manifestações que tomaram as ruas do País no período.
Ao confirmar a informação, a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência) creditou o cancelamento das viagens às dificuldades financeiras da União. A partir de 1 de dezembro, o governo não poderá mais empenhar novas despesas discricionárias, com exceção das essenciais ao funcionamento do Estado. (ABr)