Terça-feira, 23 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de maio de 2016
A presidenta afastada da República, Dilma Rousseff, deixou Brasília no início da noite de sexta-feira, por volta das 19h, com destino a Porto Alegre. A petista desembarcou na Base Aérea de Canoas, na região metropolitana, por volta das 21h30min, e dali partiu de carro para seu apartamento na Zona Sul da capital gaúcha.
Dilma está em Porto Alegre para “curtir a família”, segundo sua assessoria. Ela passará o sábado e o domingo com sua filha Paula Araújo e seus dois netos: Gabriel, 5 anos, e Guilherme, de 4 meses. Quando está na cidade, a presidenta afastada também costuma encontrar seu ex-marido e conselheiro político informal, Carlos Araújo.
No último domingo, Dilma também esteve na capital gaúcha para passar o Dia das Mães. Ela foi homenageada por um grupo de cerca de 50 simpatizantes. Dilma tirou fotos, deu abraços e recebeu flores e presentes dos apoiadores.
Antes de embarcar para o Estado, Dilma concedeu entrevista coletiva à imprensa estrangeira. Na ocasião, Dilma afirmou que “sofreu toda sorte de sabotagem”. Sobre a gestão de seu vice, o presidente interino Michel Temer, Dilma afirmou que será um governo liberal no campo econômico e “extremamente conservador” na política social. Segundo sua assessoria, Dilma deve retornar a Brasília na segunda-feira.
No dia do afastamento, uma manifestação de apoio à presidenta foi realizada em frente ao prédio onde ela mora em Porto Alegre, no bairro Tristeza, na Zona Sul. Os manifestantes bloquearam a rua com balões em forma de coração e faixas em apoio à Dilma e contra Michel Temer.
Balões em forma de coração bloquearam a rua em frente ao prédio de Dilma. (Foto: Frente Brasil Popular/Divulgação)