Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Dilma sanciona lei que eleva imposto sobre lucro dos bancos

Compartilhe esta notícia:

A medida, publicada no Diário Oficial da União, integra pacto de ajuste fiscal do governo Dilma. (Foto: Pedro Ladeira/Folha Imagem)

A presidenta Dilma sancionou com vetos a lei que eleva a alíquota da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) de bancos de 15% para 20% até o fim de 2018. O texto foi publicado no Diário Oficial da União dessa quarta-feira. A medida, que integra o pacto de ajuste fiscal do governo, vale para bancos, seguradoras, administradoras de cartões de crédito, corretoras de câmbio, entre outras instituições.

A alíquota do tributo passa a ser de 20% para o período entre 1 de setembro de 2015 e 31 de dezembro de 2018, voltando a 15% a partir do dia 1 de janeiro de 2019, no caso das pessoas jurídicas de seguros privados e das de capitalização.

A lei também prevê elevação de 15% para 17% da CSLL cobrada de cooperativas de crédito entre 1 de outubro de 2015 e 31 de dezembro de 2018, voltando a 15% a partir de 1 de janeiro de 2019.

Ao explicar os vetos, Dilma citou que os dispositivos resultariam em significativa renúncia de receita não condizente com o contexto econômico atual. Além disso, explicou que as medidas não vieram acompanhadas das estimativas de impacto orçamentário-financeiro e das compensações necessárias.

Reequilibrar as contas

O aumento da tributação dos bancos faz parte da estratégia de reequilibrar as contas públicas para tentar estimular a confiança dos empresários e evitar a perda do grau de investimento junto às agências de classificação de risco. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Dirigentes do PT consideram “burrada” o evento de cinco dias com Lula no Rio de Janeiro, Estado onde o ex-aliado Sérgio Cabral está preso
Eduardo Cunha diz que não renunciará “em hipótese alguma” à presidência da Câmara dos Deputados
https://www.osul.com.br/dilma-sanciona-lei-que-eleva-imposto-sobre-lucro-dos-bancos/ Dilma sanciona lei que eleva imposto sobre lucro dos bancos 2015-10-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar