Sexta-feira, 11 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Dinheiro bem aplicado

Compartilhe esta notícia:

O presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias, Nelson Lídio Nunes, cumpriu com as metas. (Foto: AL/RS)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias) termina 2018 com investimentos em obras no valor 170 milhões de reais, arrecadados em 14 praças de pedágio. Ao longo de quatro anos, o total atingiu 460 milhões de reais, garantindo segurança aos usuários. A EGR também constrói o viaduto de Viamão, na confluência entre a RS-040 e a RS-118, além da duplicação entre a ERS-020 e o Arroio Tucanos, em Taquara. Resultados da bem sucedida gestão presidida por Nelson Lídio Nunes.

Time completo

Dos cinco secretários anunciados ontem, José Stédile (PSB) era o único cogitado publicamente. Surpresas entre os demais: Faisal Karam (PSDB), Regina Becker (PTB), Dirceu Franciscon (PTB) e Rodrigo Lorenzoni (DEM). Desfez-se a previsão inicial de que o 1º escalão teria predominância de técnicos. As indicações partidárias pesaram muito, o que garantirá ao futuro governo tranquilidade em votações de projetos na Assembleia Legislativa.

Só vale quando ganha?

A liderança do PT na Câmara dos Deputados informou ontem que nenhum de seus parlamentares participará da cerimônia de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro no Congresso Nacional. Gesto que a oposição não teve em 2003, 2007, 2011 e 2015.

O PSOL, depois da manifestação do PT, seguiu a mesma linha.

Reconhecimento

O empenho para destinação de recursos ao Campus da Saúde teve o reconhecimento da Pontifícia Universidade Católica que, ontem, entregou ao ministro Chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, a Medalha Irmão Afonso. O reitor Evilázio Teixeira destacou que Padilha é a primeira liderança política agraciada com a honraria, instituída em 1981, cujo nome homenageia o idealizador da PUC, Irmão Afonso (Charles Herebaux), missionário marista francês. A partir de 1931, fundou os primeiros cursos superiores da Instituição, concretizada como universidade em 1948.

O ministro lembrou que foi aluno do Colégio Maria Imaculada, em Canela, de formação marista. Estendeu também a homenagem aos ministros Osmar Terra e Alberto Beltrame.

Melhora o horizonte

Ainda que não tenha grande alcance popular, a aprovação da Lei de Responsabilidade das Estatais é um dos marcos da gestão Temer. Estabeleceu regras mais rigorosas para a escolha dos administradores e conselhos, procurando blindar essas organizações da interferência política em suas administrações.

Acrescentam-se a inflação está abaixo da meta, os juros com as menores taxas da História e a Bolsa de Valores alcançando recordes.

Respeitará limites

O futuro governo se esforça para formar um bloco de apoio, condição indispensável para levar em frente seus projetos. Porém, não cai na armadilha de tentar influenciar na eleição do presidente da Câmara dos Deputados. Respeita a decisão dos parlamentares e dispensa conchavos palacianos.

Mudança de cargo

Em 1960, Jânio Quadros tornou-se o primeiro a se eleger presidente da República, enquanto exercia o mandato de deputado federal. Bolsonaro será o segundo.

Convém recordar

O ano de 1993 terminou com inflação recorde de 2.567 por cento. Superou a de 1989, que tinha ficado em 1.782 por cento.

A 27 de fevereiro de 1994, foi criada a Unidade Real de Valor, estabelecendo regras de conversão. Era o passo inicial da desindexação da Economia que resultou no lançamento do real e na derrubada da inflação.

Insensíveis

Os problemas se acumularam de tal forma que os tradicionais acordes sonoros do poder nem são mais percebidos pelos que assumirão.

Durante o voo

Com pouco combustível, o futuro governo do Estado terá de consertar o avião sem aterrissar.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Estado usa Serasa, cartórios e SPC para cobrar contas… Isso é bom?
Pronatec encolhe antes de ser extinto
https://www.osul.com.br/dinheiro-bem-aplicado/ Dinheiro bem aplicado 2018-12-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar