Quarta-feira, 07 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 2 de janeiro de 2024
Um vídeo nas redes sociais mostra Putin com o pescoço circulado em azul, sugerindo que a cabeça e o resto do corpo estavam desconectados por causa de um "problema técnico".
Foto: ReproduçãoA mensagem de Ano Novo de Vladimir Putin repercutiu mundo afora. E o meio como ela foi transmitida também foi bastante debatido, especialmente nas redes sociais, aumentando as especulações sobre o estado de saúde do presidente da Rússia, pauta que sempre esteve presente no noticiário em 2023.
Na internet, muitos usuários acreditam que o líder de Moscou teve ajuda de Inteligência Artificial (IA) no pronunciamento. O discurso televisivo do presidente na véspera de Ano Novo é uma tradição iniciada pelo ex-líder soviético Leonid Brezhnev e é transmitido antes da meia-noite em cada um dos 11 fusos horários da Rússia.
Putin disse que “podemos resolver os problemas mais difíceis” e que “não há força que possa nos separar”. Logo após o discurso, surgiram sugestões online de que havia algo diferente na sua aparência.
“Aparentemente, a saudação de Ano Novo de Putin foi gerada por IA”, postou Mykhaïlo Golub no X (antigo Twitter) para seus 30 mil seguidores ao lado de um vídeo de Putin com o pescoço circulado em azul, sugerindo que a cabeça e o resto do corpo estavam desconectados por causa de um “problema técnico”.
“Olha o pescoço dele, ele nem está de terno, o que é isso? Com preguiça de usar terno? Ou uma rede neural?”, escreveu outro usuário.
Uma marca no pescoço do presidente russo, fotografada em abril do ano passado, provocou rumores de que a saúde do político estaria comprometida, apontou o jornal americano “New York Post”. Putin foi fotografado com uma suposta cicatriz enquanto participava dos cultos ortodoxos de Páscoa na Catedral de Cristo Salvador, em Moscou.
Informações sobre a fragilidade do estado de saúde do líder de Moscou passaram a circular com mais força desde a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022. Há suspeita de que ele use sósias em eventos oficiais. Não há provas de que Putin não tenha feito o discurso de Ano Novo. A “Newsweek” entrou em contato com o Kremlin para comentar o assunto, mas não obteve resposta.
No entanto, aumentando as especulações, num dos momentos mais surreais das suas perguntas e respostas anuais televisivas com a nação, em dezembro, o líder russo dirigiu-se a uma versão IA de si mesmo, criada por um estudante em São Petersburgo (Rússia).
Um estudante da Universidade Estatal de São Petersburgo, que não se identificou, gerou o próprio presidente russo em inteligência artificial, incluindo a voz idêntica, para fazer uma pergunta a ele. O rapaz ainda emendou um questionamento sobre uma polêmica recorrente: se Putin usa dublês de corpo para substitui-lo em compromissos oficiais.
“Vladimir Vladimirovitch, olá! Sou estudante da Universidade Estadual de São Petersburgo. Quero perguntar: ‘é verdade que você tem muitos dublês?”, perguntou o “clone”‘, provocando risadas na plateia que estava no salão em Moscou. Ele concluiu: “E também: como você vê os perigos que a inteligência artificial e as redes neurais trazem para nossas vidas?”
Já há quatro horas respondendo perguntas, o líder russo não fugiu do questionamento. “Vejo que você pode se parecer comigo e falar com minha voz. Mas pensei sobre isso e decidi que apenas uma pessoa deve ser como eu e falar com a minha voz, e essa pessoa serei eu”, garantiu. “A propósito, esse é meu primeiro dublê,” ele brincou.