Sexta-feira, 03 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
22°
Partly Cloudy

Mundo Disputa ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido fica entre duas mulheres

A ministra do Interior, Theresa May, é uma das finalistas. (Foto: Paul Ellis/AFP)

A ministra do Interior, Theresa May, e a secretária de Estado de Energia, Andrea Leadsom, vão se enfrentar pela liderança do Partido Conservador no Reino Unido. A nova líder irá suceder David Cameron, que anunciou que irá renunciar ao cargo de primeiro-ministro após o referendo que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia.

O ministro da Justiça, Michael Gove, foi eliminado nesta quinta-feira, na segunda rodada de votações. As duas finalistas serão submetidas ao voto dos 150 mil militantes conservadores.

O vencedor da disputa deve ter o nome divulgado até 9 de setembro. May segue como favorita, de acordo com a agência de notícias Reuters. Na votação desta quinta-feira, May teve 199 votos, Leadsom conseguiu 84 e Gove, 46. A vencedora será a segunda mulher a ocupar a função de primeiro-ministro, segundo a BBC. Margaret Thatcher, a primeira a exercer a função, manteve-se no poder por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990.

Na primeira rodada de votações, May obteve o apoio de 165 dos 330 deputados, seguida por Andrea Leadsom (66 votos), e por Michael Gove (48). O ex-ministro da Defesa Liam Fox foi eliminado da disputa ao ficar em último e o secretário de Estado da Previdência, Stephen Crabb, penúltimo, desistiu da corrida pelo posto. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Empresas devem adaptar processos para garantir certificação ISO 9001
Hillary Clinton amplia vantagem sobre Donald Trump para 13 pontos
Deixe seu comentário
Pode te interessar