Quinta-feira, 23 de julho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Dmae afirma que a qualidade da água está normalizada em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Após relatos de forte gosto e odor, Dmae intensificou o tratamento da água captada no Guaíba

Foto: Divulgação
Após relatos de forte gosto e odor, Dmae intensificou o tratamento da água captada no Guaíba. (Foto: Divulgação)

Após diversas reclamações de forte gosto e odor na água que chega às casas dos porto-alegrenses, o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) afirmou que a situação está normalizada.

O órgão informou que, conforme dados do sistema 156 da prefeitura, os contatos referentes a alterações na água diminuíram. Segundo a autarquia municipal, na última segunda-feira (8), foram registrados 55 contatos pelo 156. Na quarta (10), o número estava em 11 e, na sexta (12), houve dois atendimentos.

“Nosso radar de monitoramento é feito via canais de atendimento ao cliente. Por isso, sempre reforçamos que o consumidor tem que acionar o Dmae em qualquer evento adverso, para que possamos agir com rapidez e minimizar os impactos”, disse o diretor-geral do departamento, Maurício Loss.

Nesse sábado (13), moradores das zonas Norte e Sul da Capital relataram ao Portal O Sul que a água permanecia com gosto e cheiros alterados. Essa situação provocou um grande aumento do consumo de água mineral nos últimos dias, o que pesa no bolso dos consumidores.

De acordo com o Dmae, “após diversas análises feitas na água, não foi constatada floração de algas no manancial próximo aos pontos de captação, confirmando a hipótese da chuva ter carreado os sedimentos que estavam nos leitos dos afluentes do lago Guaíba e contribuindo para a alteração do gosto e odor da água”. Conforme o órgão, as alterações não causam riscos à saúde.

“Seguimos dosando o dióxido de cloro em 0,7 ppm, durante 24 horas por dia, desde a pré-oxidação até o final do tratamento, para garantir a qualidade da água entregue aos porto-alegrenses. Acreditamos que com o tempo seco, sem chuva, foi possível essa diminuição no número de reclamações e também na melhora na água”, completou o diretor-geral do departamento.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Vanderlei Ochoa
13 de maio de 2023 14:42

Prefeito quer BOTAR o DMAE na privada…

Denise Goulart de Munhós
13 de maio de 2023 15:37

A tentativa de colocar em dúvida a qualidade da água distribuída pelas ETAs é artifício dos vendedores de água mineral envasada.

Mais de 1,2 mil pessoas em situação análoga à escravidão já foram resgatadas neste ano no Brasil
Governo federal espera ter regulamentação das casas de apostas on-line até o fim deste ano
Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x