Quinta-feira, 23 de julho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Mais de 1,2 mil pessoas em situação análoga à escravidão já foram resgatadas neste ano no Brasil

Compartilhe esta notícia:

A escravidão contemporânea é mais comum em áreas rurais

Foto: Divulgação/MTE
A escravidão contemporânea é mais comum em áreas rurais. (Foto: Divulgação/MTE)

Desde o início deste ano, 1.201 pessoas em situação análoga à escravidão foram resgatadas em todo o País, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego.

O número representa uma alta de 140% em relação ao período de janeiro a abril de 2022 e um recorde nos últimos 15 anos. Em 2008, ocorreram 1.696 resgates no mesmo período. A maioria dos casos ocorre em áreas rurais.

Desde que foram criados grupos de fiscalização na área, em 1995, foram registrados mais de 60 mil casos de trabalho análogo à escravidão em todo o País.

De janeiro a abril deste ano, os Estados com mais ocorrências desse tipo de crime foram Goiás (372), Rio Grande do Sul (296), Minas Gerais (156), São Paulo (156) e Alagoas (49).

As condições análogas à escravidão não incluem necessariamente a privação do direito de ir e vir, mas a falta de condições para sair de uma situação degradante. Muitas vezes, o cenário é definido como uma “servidão por dívida”.

Foi o caso de um idoso de 74 anos resgatado em uma obra em Foz do Iguaçu, no Paraná, neste mês. Ele trabalhava há dois anos sem receber salários para pagar supostas dívidas por produtos que era obrigado a comprar em um mercado do empregador, segundo o Ministério Público do Trabalho.

Outros exemplos são os trabalhadores aliciados em regiões distantes com a promessa de emprego e, depois, precisam pagar pelas próprias passagens.

Neste sábado (13), a assinatura da Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil, completou 135 anos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Vanderlei Ochoa
13 de maio de 2023 12:31

Rescaldo do governo bolso-terrorista-golpista…

Fernando Krause
13 de maio de 2023 16:14

O Brasil só será verdadeiramente livre o dia em que puder comemorar a ABOLIÇÃO do lulopetismo e de seus puxadinhos ideológicos!

Governo brasileiro e Mercosul reavaliarão acordo comercial com a União Europeia
Dmae afirma que a qualidade da água está normalizada em Porto Alegre
Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x