Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Doações de leite materno são essenciais a bebês prematuros na UTI neonatal

Compartilhe esta notícia:

Para doar, as mamães devem estar amamentando, com sobra diária mínima em torno de 50ml

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Para doar, as mamães devem estar amamentando, com sobra diária mínima em torno de 50ml. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

As doações de leite materno auxiliam recém-nascidos com risco extremo de vida internados na UTI neonatal do HMIPV (Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas), em Porto Alegre, enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. Para doar, as mamães devem estar amamentando, com sobra diária mínima em torno de 50ml.

Gisele Calai, 36 anos, faz parte dessa rede solidária que envolve afeto e amor. Ela dedica alguns minutos do dia para retirar um pouco de leite após a mamada da Giórgia, com três meses de vida. Todas as semanas, a equipe do Banco de Leite do HMIPV vai até a casa de Gisele para buscar o vidro com a doação, quantia que pode suprir as necessidades de desenvolvimento de até dez bebês prematuros.

“Eu não conheço os bebês que serão alimentados com o meu leite, e nem mesmo as mães dos pequenos. Eles não sentirão o calor da minha pele, nem irão trocar um olhar comigo. Mas sei que terão um alimento melhor do que qualquer outro que o ser humano possa fabricar, e isso é uma grande alegria”, conta Gisele.

Para Rubiane Puschnerat, cujo bebê está na UTI neonatal, saber que o filho já recebe leite materno é uma alegria. “Apesar de ainda não ser o meu leite, é o alimento que ele mais precisa neste momento”, diz.

Mães que estão amamentando, com excesso diário de leite (mínimo em torno de 50ml), clinicamente saudáveis e residentes em Porto Alegre podem ser doadoras do Banco de Leite Humano.

Após o preenchimento de cadastro, a equipe começa a buscar o leite direto na residência da doadora, momento em que poderá esclarecer dúvidas. O leite recebido passa por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização e, só depois, é liberado ao consumo dos bebês.

O Banco de Leite tem capacidade para processar até 100 litros de leite humano por mês, mas depende de doações para manter o estoque. Conforme a nutricionista do HMIPV, Angelita Matias, o leite materno aumenta a imunidade, diminui o risco de doenças infecciosas e diarreias, atuando ainda no sistema cognitivo do bebê.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral diz que a “democracia só não tem lugar para quem pretende destruí-la”
INSS publica orientações para remarcação de perícia médica
https://www.osul.com.br/doacoes-de-leite-materno-sao-essenciais-a-bebes-prematuros-na-uti-neonatal/ Doações de leite materno são essenciais a bebês prematuros na UTI neonatal 2021-09-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar