Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Doações de sangue no País caem 20%, e governo federal lança campanha para incentivá-las

Compartilhe esta notícia:

Meta é melhorar a informação sobre a segurança da doação

Foto: Reprodução
Os estoques estão em níveis críticos, colocando em risco alguns tipos de atendimentos e procedimentos eletivos. (Foto: Reprodução)

Para incentivar as doações voluntárias e regulares de sangue, o Ministério da Saúde realiza nesta terça-feira (23) o dia D da campanha “Meu Sangue Brasileiro”. Até agora, não ocorreu desabastecimento no País, mas, em 2020, por causa da pandemia de Covid-19, houve queda no número de doações de aproximadamente 20%.

A reposição frequente dos estoques de sangue é necessária para tratar anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves. Este ano, o objetivo da campanha é melhorar a informação sobre a segurança da doação de sangue durante a pandemia.

Todas as medidas de segurança em relação à Covid-19 estão sendo adotadas pelos hemocentros do país desde o início da pandemia, como condições de higiene e antissepsia adequadas na recepção dos candidatos, coleta do sangue sem exposição a aglomerações por meio de agendamentos e distanciamento entre as cadeiras de coleta. Enquanto dá sequência à campanha de vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde orienta para que os brasileiros doem sangue no hemocentro mais próximo antes de serem vacinados contra a doença.

Períodos de restrição

“A população precisa estar ciente sobre os períodos de restrição para doação de sangue após receber a vacina. Por isso, enfatizamos a importância das pessoas fazerem as doações antes de receberem a vacina. A doação de sangue é segura e não contraindica a vacinação, podendo, inclusive, receber a vacina logo em seguida à doação”, garante o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Rodolfo Firmino.

Segundo dados do ministério, atualmente a taxa de doação de sangue voluntária da população brasileira é de 1,6%, número que está dentro do preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Em 2019, o governo investiu R$ 1,5 bilhão na rede de sangue e hemoderivados no Brasil e R$ 1,6 bilhão em 2020. O valor diz respeito à aquisição de medicamentos e equipamentos, reformas, ampliação e qualificação da rede.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Vacinação de profissionais liberais da saúde gera movimento intenso em farmácias de Porto Alegre
São Paulo bate recorde com 1.021 mortes por coronavírus em um dia
https://www.osul.com.br/doacoes-de-sangue-no-pais-caem-20-e-governo-federal-lanca-campanha/ Doações de sangue no País caem 20%, e governo federal lança campanha para incentivá-las 2021-03-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar