Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil São Paulo bate recorde com 1.021 mortes por coronavírus em um dia

Compartilhe esta notícia:

Nesta terça-feira, o secretário Gorinchteyn lamentou o índice, mas defendeu que o valor não representa um retrato direto das últimas 24 horas

Foto: Reprodução
Nesta terça-feira, Gorinchteyn, lamentou o índice, mas defendeu que o valor não representa um retrato direto das últimas 24 horas. (Foto: Reprodução/YouTube)

O Estado de São Paulo registrou 1.021 novas mortes provocadas pela Covid-19 nesta terça-feira (23), o recorde em 24 horas desde o início da pandemia.

O Estado agora totaliza 68.623 óbitos causados pelo coronavírus. Os dados foram publicados no site da Secretaria da Saúde nesta manhã. Geralmente, as informações são divulgadas no período da tarde pela gestão estadual.

O recorde anterior, registrado na semana passada, era de 679 mortes em um dia, e representava um óbito a cada 2 minutos nas últimas 24h. Os novos registros não significam, necessariamente, que as mortes aconteceram de um dia para o outro, mas que foram computadas no sistema neste período.

As notificações costumam ser menores em finais de semana, feriados e segundas-feiras, por conta do atraso na contabilização. Na última sexta-feira (19), o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, admitiu que o governo projetava registrar 800 mortes diárias nos próximos dias. Nesta terça-feira, Gorinchteyn lamentou o índice, mas defendeu que o valor não representa um retrato direto das últimas 24 horas.

Ele também afirmou que a taxa de isolamento social ainda segue muito baixa e cobrou adesão da população. “Diminuir a circulação de pessoas é também diminuir com ela a circulação do vírus. (…) Estamos sempre clamando por ajuda, mas ainda vemos as pessoas nas ruas”, disse. Uma semana após o início da fase emergencial, em vigor desde o dia 15, o índice de isolamento subiu apenas 1%. Em 14 de março, o estado registrou 50%. No dia 21, 51%.

Internados

O número de pacientes internados com Covid-19 subiu 113% no estado de São Paulo em apenas um mês, como mostra o vídeo abaixo. Nesta segunda-feira (22), 29.039 pessoas ocupavam leitos destinados à doença. No dia 22 de fevereiro, eram 13.606. Os índices desta terça-feira ainda não foram divulgados pela gestão estadual.

Do total pacientes internados atualmente, 16.871 estão em enfermaria e 12.168 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). O número de pessoas em UTI em São Paulo é mais de três vezes maior do que em toda a Argentina, que possui uma população semelhante ao estado com aproximadamente 44 milhões de habitantes. As taxas de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva do Estado de São Paulo também já superaram os índices registrados no pico de 2020 da pandemia.

Nesta segunda-feira, a ocupação média chegou a 91,9% no estado de São Paulo, contra 77,2% no momento mais grave da pandemia no ano passado, no final de maio. O índice foi a 91,6% na Região Metropolitana da capital. Na Grande São Paulo, a taxa se aproxima do recorde registrado em maio de 2020, quando a ocupação chegou a 92,2%.

No dia 10 de março, o governo de São Paulo já havia alertado para a dificuldade de atender a população, uma vez que o ritmo de novas internações é maior do que o de altas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Doações de sangue no País caem 20%, e governo federal lança campanha para incentivá-las
Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, começa a vacinar nesta quarta-feira idosos a partir de 70 anos
https://www.osul.com.br/sao-paulo-bate-recorde-com-1-021-mortes-por-coronavirus-em-um-dia/ São Paulo bate recorde com 1.021 mortes por coronavírus em um dia 2021-03-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar