Sexta-feira, 26 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Dólar opera em queda e vai a R$ 5,91, com política tarifária de Trump no radar; Ibovespa oscila

Compartilhe esta notícia:

Na véspera, a moeda norte-americana recuou 0,18%, cotada a R$ 6,0302

Foto: EBC
O resultado deficitário foi de US$ 65,4 bilhões, ou 3,02% do PIB, contra US$ 68,5 bilhões do IDP (3,16% do PIB). (Foto: EBC)

O dólar opera em queda nesta quarta-feira (22), e ficou abaixo de R$ 6 já nos primeiros minutos de pregão. O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, oscila entre altas e baixas. Os investidores continuam a precificar os possíveis rumos da política tarifária dos Estados Unidos com a chegada de Donald Trump à presidência.

Na véspera, Trump reforçou a promessa de impor tarifas de 10% à China e à União Europeia, além de considerar alíquotas de até 25% contra México e Canadá. A falta de medidas concretas sobre o tema tem beneficiado outras moedas ao redor do mundo.

Além disso, o mercado acompanha o Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) em Davos, na Suíça, e está atento aos desdobramentos das contas públicas brasileiras. Na agenda, balanços corporativos e dados econômicos locais e internacionais estão em destaque.

Às 14h50, o dólar operava em queda de 1,58%, cotado a R$ 5,9348. Na mínima do dia, foi a R$ 5,9154. Na véspera, a moeda norte-americana recuou 0,18%, cotada a R$ 6,0302.

Com o resultado, acumulou:

queda de 0,58% na semana;
recuo de 2,42% no mês e no ano.

Ibovespa

No mesmo horário, o Ibovespa tinha alta de 0,07%, aos 123.416 pontos.

Na véspera, o índice avançou 0,39%, aos 123.338 pontos.

Com o resultado, acumulou:

alta de 0,81% na semana;
ganho de 2,54% no mês e no ano.

O que está mexendo com os mercados?

Os efeitos da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos continuam a influenciar os mercados nesta quarta. Além das ordens executivas assinadas no primeiro dia de mandato, novas declarações de Trump sobre um possível “tarifaço” a outros países geraram incertezas sobre os impactos no comércio global.

Na terça-feira, durante um evento na Casa Branca, Trump prometeu impor tarifas à União Europeia e afirmou que seu governo já está discutindo uma alíquota de 10% sobre produtos importados da China a partir de 1º de fevereiro. O republicano também ameaçou impor tarifas para o México e para o Canadá, afirmando que há preocupação com o fluxo de drogas provenientes desses dois países.

“Essa abordagem do governo Trump, de primeiro ameaçar para depois estudar se realmente vai ser implantada alguma tarifa sobre as outras economias, tem levado a um movimento de enfraquecimento global do dólar”, disse Leonel Mattos, analista de inteligência de mercado da StoneX à agência de notícias Reuters. “Visto o que se antecipava, o receio era de que ele teria uma postura agressiva já no seu primeiro dia de mandato”, completou. Esse cenário, no entanto, não aconteceu.

Sobre a relação de Trump com o Brasil, continuam a repercutir as falas recentes do republicano, quando afirmou que a relação dos Estados Unidos com a América Latina e com o Brasil “é excelente”, mas destacou que a região “precisa mais dos Estados Unidos” do que o contrário.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Ochoa
22 de janeiro de 2025 19:24

Brasil reage bem ao condenado golpista Trump. Estamos de parabéns.

Vanderlei Ochoa
22 de janeiro de 2025 19:41

Quem foi para a posse do Trump com dinheiro público, kreusa Almeida?

Fernando Krause
22 de janeiro de 2025 19:32

É só o lulopetismo parar de ser Irresponsável com as contas públicas e parar de saquear o dinheiro do pagador de impostos que a confiança volta e a cotação do US$ cai em relação ao R$…

Brasil é o país que mais tem jogadores estrangeiros na Liga Saudita
Entenda o que são sorotipos da dengue e por que o tipo 3 preocupa
Pode te interessar
3
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x