Sábado, 08 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de março de 2016
O engenheiro-agrônomo e empresário Antônio Albernaz Cordeiro foi detido pela PF (Polícia Federal) em sua casa na Vila Conceição, na Zona Sul de Porto Alegre, na manhã dessa terça-feira, durante a 26 fase da Operação Lava-Jato. Ele é suspeito de atuar como doleiro em um esquema de contabilidade paralela mantido pela empreiteira Odebrecht para possibilitar o pagamento de vantagens indevidas a terceiros, muitos deles vinculados ao poder público, de forma direta ou indireta.
Cordeiro foi levado à Superintendência Regional da PF e prestará depoimento em Curitiba (PR). Conforme o advogado de Cordeiro, Alexandre Wunderlich, a defesa não teve acesso aos autos do processo e, por isso, só se manifestará nesta quarta-feira. Além do mandado de prisão temporária, os agentes cumpriram ordem de busca e apreensão na residência, recolhendo documentos e arquivos digitais que serão analisados pela força-tarefa.
Ao todo, foram cumpridos mais de cem mandados judiciais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí e Distrito Federal. Essa fase da Lava-Jato, batizada de “Xepa”, tem como alvo o Grupo Odebrecht. (AG)