Sábado, 15 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de novembro de 2020
O republicano Donald Trump tenta a reeleição
Foto: Reprodução/TwitterO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, no Twitter, que contestará judicialmente a vitória de Joe Biden em todos os Estados disputados. Mais cedo, o republicano havia defendido que a contagem dos votos fosse interrompida, minutos após Biden afirmar que todos os “todos os votos contam”.
Os dois disputam as eleições presidenciais norte-americanas. A campanha do democrata, por sua vez, disse estar confiante na vitória, mas pediu “calma e paciência”. Em uma transmissão de vídeo, o conselheiro Bob Bauer afirmou que os processos são “ações desesperadas dos republicanos”, que, segundo ele, já sabem que perderam o pleito.
As ações judiciais e os constantes ataques de Trump ao processo eleitoral, a seu ver, fazem parte de “uma campanha agressiva de desinformação e um teatro político”.
Desde a virada do ex-vice-presidente em Wisconsin e Michigan, Trump usa suas redes sociais para sugerir a ocorrência de fraudes em locais onde liderava nas primeiras horas após o fechamento das urnas, mas que agora sinalizam a vitória de Biden.
A campanha republicana já anunciou ações judiciais para suspender a apuração em Michigan, na Geórgia e na Pensilvânia e pediu uma recontagem em Wisconsin, onde a contagem ainda não acabou. Os processos em Michigan e na Geórgia já foram rejeitados pela Justiça.
“Todos os Estados que recentemente foram anunciados em favor de Biden serão desafiados judicialmente por nós por fraude eleitoral. Muitas provas, basta olhar a mídia. Nós vamos vencer. América primeiro”, disse o presidente no início da tarde desta quinta.