Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Donald Trump inicia “turnê de vingança” contra companheiros de seu próprio partido que votaram a favor de seu impeachment

Compartilhe esta notícia:

Trump flerta com ideia de disputar a eleição de 2024. (Foto: Shealah Craighead/The White House)

O ex-presidente americano Donald Trump se reuniu com seguidores no último sábado (26) à noite na cidade de Wellington, em Ohio, em seu primeiro grande comício desde que deixou a Casa Branca. Para muitos, foi o início de uma “turnê de vingança” contra republicanos na Câmara e no Senado que votaram por seu impeachment.

Sem acesso às redes sociais depois que divulgou notícias falsas e de estimular o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro, Trump flerta com ideia de disputar a eleição de 2024, mas no discurso de 90 minutos em Ohio não fez uma menção clara a seu futuro político, inclusive quando os apoiadores gritaram “Mais quatro anos”.

“Pode ser que tenhamos que vencer pela terceira vez. É possível”, disse, ao repetir sua denúncia infundada de fraude nas eleições de novembro.

O ex-chefe de Estado busca retomar o contato com seus apoiadores e, ao mesmo tempo, intensificar a ofensiva contra adversários dentro do Partido Republicano. Embora tenha feito discursos em eventos republicanos fechados desde sua derrota eleitoral para o presidente Joe Biden, o comício em um estado que Trump conquistou nas eleições de 2020 marcou um retorno a reuniões em massa, que sempre tiveram uma importância crucial na estratégia de engajamento político do ex-presidente.

Trump busca, entre seus objetivos principais, recuperar terreno perdido e avançar contra inimigos no mundo republicano. O ex-presidente está determinado ajudar aliados e promover a derrota dos 10 congressistas republicanos na Câmara que votaram a favor do impeachment de Trump, sob a acusação de incitar o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio.

O ambiente em que aconteceu o comício de sábado, no entanto, não se pareceu com a atmosfera de seus famosos eventos ao ar livre. As milhares de pessoas que compareceram a Wellington estavam entusiasmadas, mas não eram tão barulhentas como é habitual nos comícios de Trump.

Um dos propósitos do ex-presidente era respaldar o candidato conservador Max Miller, um de seus ex-assessores e adversário da senadora Lisa Murkowski, a única dos sete republicanos do Senado que votou para condená-lo, e que buscará a reeleição em 2022.

Trump voltou a deixar claro que pretende continuar sendo decisivo em um Partido Republicano que no próximo ano tentará recuperar a maioria no Senado e na Câmara de Representantes. Em particular, ele expressou o desejo de ajudar os candidatos que apoiam seu movimento ‘Make America Great Again’ (MAGA, na sigla em inglês, “Faça os EUA grande de novo)”.

Após Wellington, a agenda de Trump prevê uma viagem à fronteira entre EUA e México com o governador do Texas, Greg Abbott, em 30 de junho, e um comício em Sarasota, Flórida, em 3 de julho. Colaboradores do ex-presidente asseguram que a prioridade é eleger a maior quantidade de republicanos aliados em 2022. Uma eventual candidatura presidencial de Trump em 2024, enfatizam, não é o foco do momento.

Às vésperas do evento, Trump abriu uma conta na rede social Rumble, concorrente direta da YouTube, onde foi bloqueado pelo menos até 2023. O ex-presidente foi expulso do Twitter e também está suspenso do Facebook, pelo nível de violência de suas postagens.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Após acordo judicial de 230 milhões de dólares, a Johnson & Johnson vai parar de vender opioides nos Estados Unidos
Sobe para 9 número de mortos em desabamento de prédio na região de Miami
https://www.osul.com.br/donald-trump-inicia-turne-de-vinganca-contra-companheiros-de-seu-proprio-partido-que-votaram-a-favor-de-seu-impeachment/ Donald Trump inicia “turnê de vingança” contra companheiros de seu próprio partido que votaram a favor de seu impeachment 2021-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar