Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral A maior bateria do mundo pode fornecer energia para 300 mil casas durante uma hora

Compartilhe esta notícia:

Estrutura foi instalada Instalada perto da cidade de Jamestown, na Austrália. (Foto: Reprodução)

Nessa sexta-feira, a maior bateria de íon-lítio do mundo foi conectada à rede de energia da Austrália, após a construção pela Tesla em menos de cem dias, conforme havia sido prometido pelo diretor-executivo da empresa, Elon Musk. O dispositivo é três vezes maior que a unidade de Mira Loma, localizada no Estado norte-americano da Califórnia e que anteriormente ostentava o título de maior do mundo.

No fim de setembro, Musk garantiu que cumpriria o prazo ou entregaria a bateria para o governo australiano de graça. O premier do estado de Austrália do Sul, Jay Weatherill, anunciou nesta sexta-feira que a bateria começou a fornecer energia para a rede da Austrália, no montante de 70 megawatts: “A Austrália do Sul agora lidera o mundo em energia renovável, entregue em casas e empresas 24 horas por dia, sete dias por semana”.

O lançamento oficial ocorreu pouco mais de 60 dias após a assinatura do contrato e coincidiu com o primeiro dia do verão australiano – estação do ano em que dispara o uso de ar-condicionado. A Tesla informou que a bateria tem capacidade de fornecer energia para 30 mil domicílios por até uma hora no caso de um blecaute, mas deve ser também colocada em uso nos horários de pico para ampliar a demanda.

Instalada perto da cidade de Jamestown, a 200 quilômetros ao norte de Adelaide (capital do Estado), a bateria armazena energia gerada pela unidade eólica de Hornsdale, da empresa francesa de energia renovável Neoen. Trata-se de parte de um plano de investimentos estimado em um total de US$ 420 milhões, a fim de tornar o Estado independente da rede nacional.

Trajetória

A Tesla é uma empresa automotiva e de armazenamento de energia estadunidense, que desenvolve, produz e vende automóveis elétricos de alto desempenho, componentes para motores e transmissões para veículos elétricos e produtos à base de baterias. Foi fundada em 2003 pelos engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning em San Carlos, Califórnia.

O seu nome é uma homenagem ao inventor e engenheiro eletricista Nikola Tesla. A Tesla é uma empresa privada de capital aberto que negocia na Bolsa de Valores. No primeiro trimestre de 2013, a unidade Tesla Motors registrou lucro pela primeira vez na sua história. Em 2016, a marca estreou no ranking das 10 marcas automotivas mais valiosas do mundo, com um valor de marca estimado em 4,436 bilhões de dólares.

A Tesla Motors primeiro ganhou ampla atenção após a sua produção do Tesla Roadster, primeiro carro desportivo totalmente elétrico. O segundo veículo da empresa é o Model S, um sedã de luxo totalmente elétrico. Os seus dois próximos veículos são os Model X e Model 3, respectivamente.

A empresa também comercializa componentes elétricos, como baterias de lítio-íon para outras construtoras, incluindo Daimler e Toyota. O diretor-executivo da Tesla, Elon Musk, disse que a fabricante de automóveis independente tem por objectivo oferecer carros elétricos a preços acessíveis para o consumidor de classe média.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Psicóloga xingada de “anta”, por e-mail, será indenizada
Justiça autoriza que mulheres com o nome de Raimunda troquem de nome
https://www.osul.com.br/donos-de-carros-tesla-poderao-se-deslocar-com-ele-sem-precisar-dirigir/ A maior bateria do mundo pode fornecer energia para 300 mil casas durante uma hora 2017-12-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar