Sábado, 04 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Partly Cloudy

Esporte Duelo de carros nos campos de futebol

Tudo bem que para nós brasileiros, falar de futebol alemão após os 7 a 1 que levamos na Copa da Mundo de 2014, é algo bastante constrangedor, mas a receita de fabricantes de automóveis investindo no futebol mostra o sucesso dessa “dobradinha”, com centenas de casos vitoriosos pelo mundo. Mais recentemente, na Alemanha, duas equipes “oficiais” de montadoras vão disputar a Bundesliga, que é o campeonato da primeira divisão alemã da próxima temporada 2015/2016.

Wolksburg é o time da Volkswagen

Wolksburg é o time da Volks. Foto: Divulgação

O FC Ingolstadt, clube da cidade de Ingolstadt, onde fica a sede da Audi, acaba de subir para a primeira divisão e fará o clássico com o Wolfsburg, clube da cidade onde está instalado o “QG” da alemã Volkswagen. Fundado em 2004 a partir da fusão de dois clubes, o FC Ingolstadt tem 80% de suas ações dominadas pela marca dos quatro anéis. Já o Wolfsburg, criado em 1945 a partir do time dos trabalhadores da própria Volkswagen, tem hoje cerca de 95% de suas ações sob o comando da montadora. O Grupo Volkswagen ainda detém 9% das ações do Bayern de Munique, um dos times mais poderosos do mundo futebolístico.

Final da Champions League 2015

E por falar em poderosos, a decisão da UEFA Champions League, que acontecerá no próximo dia 06 de junho, em Berlim, na Alemanha, também terá um confronto particular entre marcas automotivas. A Juventus da Itália é de Turim, cidade sede do Grupo Fiat e que estampa na camiseta da “Velha Senhora” o nome Jeep, justamente uma das mais recentes marcas integradas ao Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles), enquanto o espanhol Barcelona tem uma forte parceria com a Audi, que chega a seus jogadores e comissão técnica, que andam com os luxuosos automóveis da marca dos quatro anéis.

O vencedor disputará em dezembro, no Japão, o Mundial de Clubes da Fifa, que por muito tempo foi conhecido como Copa Toyota e que ainda hoje tem a montadora japonesa como um de seus grandes patrocinadores, assim como acontece com a Copa Libertadores da América, que aponta o representante da América do Sul na disputa mundial e que, desde 1998, tem a Toyota entre as principais incentivadoras da competição.

Sinais claros de que a paixão pelo futebol e pelos carros andam e driblam na mesma direção.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Chevrolet Onix ganha série especial Seleção
Cruzeiro vence River Plate em Buenos Aires
Deixe seu comentário
Pode te interessar