Quarta-feira, 22 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de janeiro de 2018
Na tarde dessa quinta-feira, em São Paulo, o presidente Michel Temer gravou a sua participação do programa do apresentador Silvio Santos que deve ir ao ar neste domingo. O chefe do Executivo foi recebido em clima ameno para explicar a reforma da Previdência.
Aproveitando o momento de descontração, ele até arriscou uma brincadeira com o dono do SBT: ao final da entrevista, imitou uma das atrações mais conhecidas do apresentador. “Você se saiu muito bem! Vou fazer como você faz com as suas colegas de trabalho”, disse Temer, enquanto sacava do bolso uma cédula de R$ 50 e a entregava para o anfitrião – que colocou a nota no bolso.
Silvio, que em dezembro passado completou 87 anos, costuma chamar as mulheres que compõem o seu auditório de “colegas de trabalho”. Em alguns de seus programas de auditório, ele distribui pequenas quantias de dinheiro para elas, inclusive na forma de aviõezinhos de papel que cruzam o “céu” do auditório até serem interceptadas pela plateia, no ar ou mesmo no chão, tudo ilustrado por uma sonoplastia adequada.
A participação de Temer em um dos programas mais populares da TV brasileira faz parte de uma “cruzada” em defesa do projeto de reforma da Previdência. A ideia é angariar apoios à iniciativa, bem como à sua aprovação na Câmara dos Deputados. E Silvio Santos, ao que consta, é favorável à mudança nas regras do setor.
Apesar desses esforços do Palácio do Planalto, dirigentes de partidos da base aliada estimam que será difícil aprovar a reforma em fevereiro. Na ponta do lápis, calculam, ainda faltam 30 votos que o governo não tem de onde tirar.
Por meio de sua conta oficial no Twitter, Michel Temer comentou a participação no programa de Sílvio Santos. Ele também aproveitou para reafirmar que a reforma tem por finalidade proporcionar justiça aos segurados e combater privilégios.
“Foi uma honra e uma alegria participar do programa do Silvio Santos, no SBT. Eu tive a oportunidade única de explicar a importância de uma reforma da Previdência mais justa para todos e que combata os privilégios”, disse o presidente.
Em seu perfil na rede social, o presidente publicou uma foto dele no palco, junto com o apresentador. A participação de Temer no programa estava acertada desde a semana passada, quando os dois se encontraram para um almoço na mansão do comunicador na capital paulista.
Recentemente, Temer também esteve no Programa do Ratinho, atração diária que também conta com ampla penetração entre os espectadores das camadas populares do Pais. O presidente também recebeu no Palácio do Planalto um grupo de líderes de igrejas evangélicas, grupo que representa hoje no Brasil uma força – inclusive eleitoral – bastante significativa, com diversos representantes nos Legislativos municipais, estaduais e federais.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, também esteve no encontro e, via Twitter, afirmou que Temer havia conquistado “um aliado de peso” para a reforma da Previdência. O deputado Fábio Faria (PSD-RN), genro do apresentador, também participou.