Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Durante uma cirurgia, os médicos descobrem 27 lentes no olho de uma paciente

Compartilhe esta notícia:

Lentes retiradas na operação. (Foto: Reprodução)

Uma mulher de 67 anos foi internada para fazer uma cirurgia de catarata e surpreendeu a equipe médica com 27 lentes de contato perdidas no olho.

De acordo com o texto, durante o procedimento de anestesia, um corpo estranho azulado foi visto na parte superior do olho: eram 17 lentes unidas em uma “massa” pelo muco. Depois, ainda segundo o texto, outras 10 lentes foram encontradas em um segundo exame.

O periódico inglês diz que a mulher tinha uma visão mais fraca no olho direito e olhos mais profundos, o que pode ter contribuído para o alto número de lentes retidas. O texto diz que o caso “destaca a importância da seleção e do monitoramento dos usuários adequados para o uso das lentes de contato”.

O jornal “The Washington Post” informou que a paciente usou lentes por 35 anos e raramente foi ao médico.

“Ficamos realmente surpresos com o fato de a paciente não ter notado, porque isso causa muita irritação enquanto está nos olhos”, disse a autora do texto, Rupal Morjaria, trainee especialista em oftalmologia. Junto com ela, assinam o consultor anestesista, Richard Crombie, e o consultor em oftalmologia, Amit Patel.

As lentes, que formavam uma massa azulada, eram a causa do desconforto que a idosa de 67 anos atribuía a olho seco e ao desgaste natural da idade.

O caso aconteceu em novembro do ano passado, em Solihull (Inglaterra), mas só agora foi relatado na revista médica “British Medical Journal”.

A paciente disse que  às vezes se esquecia se havia retirado as lentes que deveriam ser substituídas.

“Ela ficou chocada. Mas dois meses depois retornou e disse que estava se sentindo bem mais confortável”, comentou Rupal Morjaria, oftalmologista envolvido no caso.

As lentes retiradas de olho de idosa. (Foto: Reprodução)

Saúde ocular

Exames de prevenção devem ser realizados periodicamente para garantir uma vida mais saudável. Apesar de vivermos em um mundo que exige cada vez mais dos olhos, nem sempre cuidamos adequadamente dessa área.

Confira algumas dicas:

Não se deve passar as mãos nos olhos: só de colocar a mão no olho podemos infectá-lo. A conjuntivite é exemplo de inflamação porque levamos a mão suja aos olhos. Por isso também devemos evitar passar toalhas no rosto. Assim como as mãos, elas podem levar a contaminação. O correto é usar lenço de papel.

Coçar os olhos com muita força faz mal: é prejudicial à saúde dos olhos coçar com força, pode causar uma série de doença, uma delas é na córnea, chamada ceratocone, que provoca uma mudança negativa na curvatura da córnea.

Colírios não devem ser utilizados sem prescrição médica: o uso de colírios, incluindo os chamados adstringentes, só deve ser feito com recomendação médica. Tem colírio que as pessoas usam para limpar a vista e acham que não tem problema nenhum, existem colírios que podem até perfurar a córnea ou causar glaucoma.

É fundamental ir ao médico anualmente para realizar exames oftalmológicos: o exame de prevenção é a única maneira de evitar os agravos de uma possível doença. Existem pessoas que costumam ir ao médico ocular só para saber o grau dos óculos, e não fazem um acompanhamento. Ai quando recorrem ao oftalmologista, pode ser tarde e já ter afetado a visão.

Não é aconselhado comprar óculos de grau em feiras ou camelôs: é uma compra muito arriscada, porque lá elas não conseguem descobrir uma doença na vista, um glaucoma, por exemplo. Tem gente que passa anos só trocando o grau e quando se dá conta perdeu parte da visão. O ideal é comprar em lojas especializadas e evitar problemas futuros.

Uso interrupto do computador pode causar vista cansada: o uso ininterrupto do computador ou da televisão pode causar coceira, cansaço, lacrimejamento e dificuldade para focalizar imagens. A visão é regulada por um músculo. Se a pessoa fica muito tempo usando a visão de perto ele fica trabalhando, contraído. Por isso, o recomendado é ter intervalos de uma em uma hora para descansar os olhos, além de manter uma distância de, pelo menos, 50 cm do monitor.

Acompanhamento e consultas periódicas são essenciais: problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia aparecem espontaneamente e prejudicam a visão. Esses erros de refração devem ser corrigidos adequadamente, porque a não correção pode causar cansaço visual, dor de cabeça e mal-estar, e etc. Para as pessoas que já conhecem seus problemas de visão ou que já passaram dos 40 anos, o ideal é fazer consulta a cada seis meses.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Brasil quer imunizar 49 milhões contra a gripe; vacinação inicia segunda-feira
Supremo passa a exigir da Polícia Federal relatórios semanais sobre Operação Lava-Jato
https://www.osul.com.br/durante-uma-cirurgia-os-medicos-descobrem-27-lentes-no-olho-de-uma-paciente/ Durante uma cirurgia, os médicos descobrem 27 lentes no olho de uma paciente 2017-07-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar