Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo É cedo para ser otimista sobre a suspensão do programa nuclear da Coreia do Norte, diz presidente sul-coreano

Compartilhe esta notícia:

TV sul-coreana mostra os líderes do Norte, Kim Jong-un (D), e do Sul, Moon Jae-in (E), em uma estação de trem em Seul. (Foto: Reprodução)

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, afirmou nesta quarta-feira (07) que é “demasiado cedo para ser otimista” com relação à oferta da Coreia do Norte​ de manter conversas com os EUA sobre sua desnuclearização. “Estamos apenas na linha de largada”, afirmou Moon a dirigentes políticos depois que seu emissário a Pyongyang revelou que o ditador norte-coreano Kim Jong-un se mostrou disposto a abordar a questão do seu arsenal nuclear.

Moon negou alegações de que Seul teria oferecido contrapartidas secretas à Coreia do Norte em troca das conversas. “Não houve acordo secreto de nenhum tipo com o Norte”, afirmou. “Não haverá presentes para o Norte.”

O presidente sul-coreano insistiu na necessidade de se manter uma estreita cooperação com os EUA. “Creio que as conversas sobre a desnuclearização só serão factíveis quando a Coreia do Norte e os EUA tiverem posições comuns”, disse. “As conversas entre as Coreias não são suficientes para alcançar a paz”, acrescentou.

Testes nucleares

Kim Jong-un disse a diplomatas da Coreia do Sul que está disposto a iniciar um diálogo com os Estados Unidos sobre o fim de seu programa nuclear e que aceita suspender os testes de mísseis durante as negociações. A informação foi divulgada na terça-feira (06) por Chung Eui-yong, chefe da delegação sul-coreana que se encontrou na segunda-feira (05) com Kim em Pyongyang.

Segundo ele, o governo norte-coreano teria dito que não há necessidade de manter seu programa nuclear caso receba garantias internacionais de que o país não sofrerá um ataque militar e que o atual regime será respeitado.

“A Coreia do Norte afirmou claramente que está disposta a se desnuclearizar”, afirmou o sul-coreano em nota. “O regime norte-coreano deixou claro que não tem razão para manter armas nucleares se a ameaça militar ao Norte for eliminada e forem dadas garantias de segurança.”

Caso a declaração seja confirmada por Pyongyang, será a primeira vez, desde que Kim chegou ao poder em 2011, que ele sinaliza a possibilidade de abrir mão de seu programa nuclear. Chung afirmou ainda que o ditador norte-coreano aceitou se encontrar com o presidente sul-coreano Moon Jae-in. A reunião deverá acontecer no fim de abril na fronteira entre os dois países.

Uma delegação da Coreia do Sul se reuniu na segunda-feira com o ditador norte-coreano em Pyongyang, em uma tentativa de retomar as negociações para diminuir a tensão na península e com os EUA. A Casa Branca e o regime comunista expressaram a disposição de conversar, mas o presidente americano Donald Trump exige que Pyongyang abra mão de suas armas nucleares. Em resposta, a Coreia do Norte disse que não dialogará com precondições e descartou interromper seu programa atômico.

Antes de deixar Seul, Chung disse que expressaria aos vizinhos o desejo de livrar a península das armas atômicas e alcançar a paz. Na manhã de terça-feira, a agência estatal norte-coreana KCNA disse que, no encontro, o ditador manifestou sua “firme vontade de avançar com as relações intercoreanas e escrever uma nova história de reunificação”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Advogado de Lula alterou telefone para atrapalhar investigações, informa o juiz Sérgio Moro ao Supremo
Conselho do Ministério Público manda demitir procurador que investiga Lula
https://www.osul.com.br/e-cedo-para-ser-otimista-sobre-suspensao-do-programa-nuclear-da-coreia-do-norte-diz-presidente-sul-coreano/ É cedo para ser otimista sobre a suspensão do programa nuclear da Coreia do Norte, diz presidente sul-coreano 2018-03-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar