Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
25°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil E-mails indicam acesso privilegiado da Odebrecht à “intimidade” da Petrobras

Compartilhe esta notícia:

Marcelo é réu em dois processos oriundos das investigações sobre o escândalo da Petrobras (Foto: Bruno Poletti/Folhapress)

A troca de mensagens que forneceu provas para a prisão de executivos da Odebrecht pela Operação Lava-Jato da PF (Polícia Federal) trouxe à tona uma intensa discussão sobre negócio estratégico para o Brasil: as licitações de 33 sondas para exploração do pré-sal.

Segundo especialistas, os diálogos repletos de siglas e nomes cifrados sugerem que a construtora dispunha de amplo acesso a informações estratégicas da estatal e de seus concorrentes. Em uma série de e-mails de março de 2011, por exemplo, o presidente Marcelo Odebrecht e outros quatro executivos deixaram claro o seu conhecimento sobre os bastidores e atribuições decisórias de cada diretoria da petroleira.

Também frisaram a intromissão entre esses setores, em licitações e outros assuntos de interesse da empreiteira, bem como possíveis combinações entre empresas antes de licitações, o que pode envolver prática de cartel.

“Absurdo”

Fontes ouvidas pelo jornal O Estado de S. Paulo avaliaram como “absurda” e “não usual” a livre circulação desse tipo de informação privilegiada nos ambientes corporativos. Segundo elas, mesmo com as denúncias de corupção em contratos da Petrobras, os técnicos da companhia costumam ser rigorosos no que se refere a dados de licitações.

“Se a Odebrecht obteve esse detalhamento, alguém vazou dados estratégicos e sigilosos”, estimou um executivo do setor de sondas, com 30 anos de atuação no setor de óleo e gás. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Após dois meses seguidos de alta, a atividade da economia brasileira registrou queda em agosto
Para condenação dos empreiteiros, juiz mesclou documentos e delações
https://www.osul.com.br/e-mails-indicam-acesso-privilegiado-a-intimidade-da-petrobras/ E-mails indicam acesso privilegiado da Odebrecht à “intimidade” da Petrobras 2015-07-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar