Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Heavy Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um eclipse com “anel de fogo” fascinou observadores no Oriente Médio e na Ásia

Compartilhe esta notícia:

Eclipse solar visto em Jabal Arba, em Hofuf, Arábia Saudita. (Foto: Reprodução)

Milhares de observadores do céu se reuniram em regiões do Oriente Médio e da Ásia na última semana para ver o Sol formar um “anel de fogo” ao redor da lua durante um raro eclipse solar anular. O fenômeno, que ocorre quando a lua cobre o centro do astro-rei mas deixa sua circunferência visível, formando um aro, foi visto na Arábia Saudita, Cingapura, Índia, Sri Lanka e Indonésia.

“Este será o primeiro de somente dois eclipses anulares visíveis de Cingapura pelo restante do século. Então, nesse sentido, é um acontecimento muito raro para nós”, disse Albert Ho, presidente da Sociedade Astronômica de Cingapura. O próximo da ilha acontecerá em 2063.

Na maioria dos anos, dois eclipses solares são vistos de algum ponto da Terra. O número máximo é de cinco.

Eclipses em 2020

O eclipse solar acontece quando há um alinhamento entre a Terra, a Lua e o Sol, de tal maneira que a Lua fica no meio da Terra e do Sol. Assim, a Lua cobre totalmente ou parcialmente a luminosidade solar.

Ano que vem teremos apenas dois eclipses solares: o eclipse solar total e o eclipse solar anular. O primeiro acontece dia 14 de dezembro, às 16th15, quando a Lua encobrirá totalmente o Sol. Durante esse fenômeno, o dia vira noite, enquanto o segundo ocorre dia 21 de junho, às 6h41, quando a Lua está a uma distância maior da Terra e, por isso, não consegue cobrir todo o Sol. Assim, forma-se um anel de luz em torno da sombra da Lua.

Já o eclipse lunar acontece quando há um alinhamento entre a Lua, a Terra e o Sol, de modo que a Terra fica entre a Lua e o Sol. Com isso, a Lua é encoberta totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra. Em 2020, teremos apenas o eclipse penumbral, que ocorre quando a Lua passa pela faixa de penumbra da Terra, ficando apenas parcialmente escurecida. A Lua perde um pouco do seu brilho, mas não chega a ser encoberta.

Eles acontecem dias 10 de janeiro, às 19h11; 5 de junho, às 19h26; 5 de julho, às 4h31, e 30 de novembro, às 9h44.

No Brasil

O primeiro eclipse de 2020 será o lunar, em 10 de janeiro, mas não será visível do Brasil. Já o segundo eclipse lunar penumbral, de 5 de junho, poderá ser observado do País.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A Coca-Cola disse que não planeja entrar no mercado de cannabis
Uma astronauta americana bateu o recorde de voo espacial único mais longo já feito por uma mulher
https://www.osul.com.br/eclipse-com-anel-de-fogo-fascina-observadores-no-oriente-medio-e-na-asia/ Um eclipse com “anel de fogo” fascinou observadores no Oriente Médio e na Ásia 2019-12-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar