Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
23°
Fair

Economia Economia brasileira cresce 0,6% no terceiro trimestre, e PIB chega a R$ 1,84 trilhão

O PIB foi divulgado pelo IBGE

Foto: Divulgação
O índice foi calculado após ajuste sazonal (uma espécie de compensação para comparar períodos diferentes). (Foto: Divulgação)

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu 0,6% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o segundo trimestre, puxado pelo consumo das famílias e pelo investimento privado, segundo dados divulgados nesta terça-feira (03) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em relação a igual período de 2018, o crescimento foi de 1,2%. No acumulado em quatro trimestres terminados no terceiro trimestre de 2019, o PIB registrou crescimento de 1% frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Já no acumulado do ano até o mês de setembro, o PIB cresceu 1% em relação a igual período de 2018, informou o IBGE.

O IBGE revisou o resultado do PIB do segundo trimestre para uma alta de 0,5%, ante leitura anterior de avanço de 0,4%. Já o resultado do primeiro trimestre foi revisado para uma estabilidade, em vez de queda de 0,1%.

O PIB no terceiro trimestre de 2019 totalizou R$ 1,842 trilhão. Entre os grandes setores, a maior alta no período foi registrada pela agropecuária, com crescimento de 1,3%, seguida pela indústria (0,8%) e pelos serviços (0,4%). Pela ótica das despesas, o consumo das famílias cresceu 0,8% e o investimento 2%. Já o consumo do governo caiu 0,4% em relação ao trimestre imediatamente anterior.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no País e serve para medir a evolução da economia. O resultado foi um pouco melhor do que o esperado pelo mercado financeiro.

Voltar Todas de Economia

Compartilhe esta notícia:

Procon promove Mutirão de Renegociação de Dívidas na Capital
Sérgio Moro diz que Lula “faz parte do passado”
Deixe seu comentário
Pode te interessar