Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Economia brasileira teve tombo de 4% em 2020, aponta monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas

Compartilhe esta notícia:

No 4º trimestre, houve crescimento de 3,4%, mas avanço não fui suficiente para compensar as perdas expressivas registradas na primeira parte do ano

Foto: Reprodução
PIB per capita indica nível de renda em um país. (Foto: Reprodução)

A economia brasileira encolheu 4% em 2020, na comparação com 2019, segundo dados do Monitor do PIB (Produto Interno Bruto), divulgados nesta sexta-feira (19) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

“Na análise trimestral, o PIB apresentou, na série com ajuste sazonal, crescimento de 3,4% no quarto trimestre, em comparação ao terceiro trimestre, mostrando aceleração da atividade econômica no final do ano. Em relação ao quarto trimestre de 2019, o PIB apresentou retração de 0,8%”, informou a FGV.

O resultado oficial do PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no País, será divulgado no dia 3 de março pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na semana passada, o Banco Central mostrou que o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) da instituição, considerado uma “prévia” do resultado do PIB, registrou uma retração de 4,05% em 2020.

Confirmada as projeções, o tombo histórico do PIB em 2020 será a maior contração desde o início da série histórica do IBGE, que começou em 1996. Antes desse ano, o PIB era calculado pela FGV. Pela série iniciada em 1948, as maiores quedas já registradas no país foram as de 1981 e 1990, quando houve uma retração de 4,3% em ambos os anos.

“O resultado do PIB de 2020 interrompeu a trajetória de crescimento que se estendia por três anos e retornou ao patamar de 2016. A preços constantes de 2020, o PIB de 2020, embora seja um pouco maior que o de 2016, ainda é inferior aos do período 2017 a 2019”, destacou a FGV.

Tombo generalizado

Segundo a FGV, pela ótica da produção, dos três grandes setores de atividade (agropecuária, indústria e serviços), apenas a agropecuária cresceu no ano (2%). Enquanto pela ótica da demanda, todos os componentes retraíram, com destaque para o consumo das famílias com retração de 5,2% no ano e investimentos, com queda de 2,9%.

Perspectivas para 2021

Para 2021, os economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa para a alta do PIB de 3,47% para 3,43%, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central. Indicadores antecedentes têm mostrado uma desaceleração do ritmo de recuperação da atividade econômica neste começo de ano em meio ao término das medidas de auxílio governamental, desemprego elevado e preocupações com a situação fiscal do País, e analistas projetam uma retração do PIB no 1º trimestre.

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Ministério da Saúde envia documento ao Butantan para adquirir mais 30 milhões de doses da CoronaVac
Polícia Rodoviária Federal registra redução na violência no trânsito durante a Operação Carnaval no Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/economia-brasileira-teve-tombo-de-4-em-2020-aponta-monitor-do-pib-da-fundacao-getulio-vargas/ Economia brasileira teve tombo de 4% em 2020, aponta monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas 2021-02-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar