Sábado, 26 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Eduardo Bolsonaro diz que, “se a esquerda radicalizar”, a resposta “pode ser via um novo Ato Institucional 5”

Compartilhe esta notícia:

"Vocês vão ver que, sobretudo, eu falo que aquilo é a minha opinião", afirma. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, afirmou em uma entrevista que, se a esquerda “radicalizar” no Brasil, uma das respostas do governo poderá ser “via um novo AI-5” (Ato Institucional 5). Eduardo deu a declaração ao ser questionado  sobre os protestos de rua que estão acontecendo em outros países da América Latina.

A entrevista do parlamentar, líder do PSL na Câmara dos Deputados, foi divulgada nesta quinta-feira (31) no canal do YouTube da jornalista Leda Nagle. O AI-5 foi baixado no dia 13 de dezembro de 1968, durante o governo de Costa e Silva, um dos cinco generais que governou o Brasil durante a ditadura militar (1964-1985).

O AI-5 é considerado um dos atos de maior poder repressivo tomados durante a ditadura, pois resultou na cassação mandatos políticos e suspensão de garantias constitucionais.  “Vai chegar um momento em que a situação vai ser igual ao final dos anos 1960 no Brasil, quando sequestravam aeronaves, quando se sequestravam, executavam-se grandes autoridades, cônsules, embaixadores, execução de policiais, de militares”, disse Eduardo.

Ele continuou: “Se a esquerda radicalizar a esse ponto, a gente vai precisar ter uma resposta. E uma resposta pode ser via um novo AI-5, pode ser via uma legislação aprovada através de um plebiscito como ocorreu na Itália, alguma resposta vai ter que ser dada, porque é uma guerra assimétrica, não é uma guerra onde você tá vendo seu oponente do outro lado e você tem que aniquilá-lo, como acontece nas guerras militares. É um inimigo interno, de difícil identificação aqui dentro do País. Espero que não chegue a esse ponto né? Vamos temos que ficar atentos”, disse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Caminhão carregado de carnes tomba na Zona Sul de Porto Alegre
Trensurb suspende a realização de um novo concurso
https://www.osul.com.br/eduardo-bolsonaro-diz-que-se-a-esquerda-radicalizar-a-resposta-pode-ser-via-um-novo-ato-institucional-5/ Eduardo Bolsonaro diz que, “se a esquerda radicalizar”, a resposta “pode ser via um novo Ato Institucional 5” 2019-10-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar