Sábado, 03 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 30 de setembro de 2021
Um dos principais interessados na corrida bilionária pelo espaço, o empresário e CEO da Spacex, Elon Musk, afirmou essa semana que a empresa se encaminha para a criação de um foguete totalmente reutilizável que custaria menos de 1 milhão de dólares. Musk participou de uma entrevista durante a Code Conference, evento de tecnologia de Beverly Hills, na Califórnia.
“Hoje, nosso melhor cenário é de 15 milhões de dólares por lançamento”, afirmou, segundo o site norte-americano Business Insider. Além disso, o novo foguete poderia ter 10 vezes a carga útil do atual Falcon 9, o foguete semirreutilizável da Spacex. A nave é um veículo da linha espacial Starship.
A diminuição do custo de foguetes já era uma preocupação de Musk desde o ano passado, quando a Spacex conseguiu economizar ao menos 35 milhões de dólares nesses valores. “[O foguete totalmente reutilizável] é um avanço fundamental”, afirmou o empresário, que descreveu a criação como o seu “Santo Graal”.
Durante a entrevista, Musk não estimou uma data para o lançamento do foguete, mas defendeu que esse projeto poderia impulsionar uma nova civilização em Marte. “[O foguete permitiria] uma cidade autossustentável em Marte e uma base na Lua.”
Se o desejo de colonizar Marte ainda é um sonho de Musk, outro projeto do empresário, esse mais concreto, é uma base lunar da Spacex. Em abril, a empresa fechou um contrato de 2,9 bilhões de dólares com a Nasa (a agência espacial norte-americana) para construir uma nave para levar astronautas à Lua, superando propostas da Blue Origin, de Jeff Bezos. Musk sonha em realizar esse projeto antes de 2024, apesar das expectativas pessimistas da Nasa.
Neste mês, a Spacex concluiu com sucesso a primeira missão que levou civis para a órbita da Terra. No mês de julho, a Blue Origin, de Jeff Bezos, realizou um voo com o bilionário junto à tripulação, mas não chegou a entrar em órbita.
Mais rico do mundo
Mais uma vez, o CEO da SpaceX e da Tesla, Elon Musk, volta a ser a pessoa mais rica do mundo, de acordo com a lista de bilionários da Forbes, com um patrimônio líquido estimado em USS$201,7 bilhões.
Fundador da Amazon e CEO da Blue Origin, concorrente da SpaceX, Jeff Bezos caiu para o segundo lugar, com uma fortuna estimada em US$193,6 bilhões.
Musk obteve ganhos significativos nos últimos meses em grande parte graças à disparada das ações da Tesla. Só neste ano, as ações da empresa de carros elétricos subiram cerca de 720%, segundo a Forbes.
Juntos, Musk e Bezos detêm uma quantidade astronômica de riqueza. Embora a maior parte de suas fortunas não esteja guardada em um banco físico propriamente, suas riquezas pessoais lhes garantem um volume sem precedentes de poder e influência – afinal, somam quase meio trilhão de dólares.