Quinta-feira, 23 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Em apenas dois meses, o governo gaúcho já recebeu 1 milhão de doações para a Campanha do Agasalho

Compartilhe esta notícia:

Fila de pedidos inclui quase 40 prefeituras e mais de 50 entidades assistenciais. (Foto Felipe Dalla Valle - Palácio Piratini)

Iniciada oficialmente no dia 9 de maio, a edição estadual da Campanha do Agasalho de 2019 alcançou a marca de 1 milhão de peças doadas até agora. Um exemplo bastante significativo do engajamento da sociedade gaúcha foi dado no último sábado, quando o “Cobertaço” teve como saldo cerca de 1,6 mil cobertores e 3 mil peças de roupas, além de alimentos, em um único dia.

Espécie de esforço concentrado (nos moldes do “Dia D” de vacinação contra a gripe), a ação teve como ponto de coleta o Palácio Piratini, no Centro Histórico de Porto Alegre. O prédio manteve as portas abertas para que os itens pudessem ser entregues no saguão.

E mesmo após o fim de semana, a Campanha continua com números em constante elevação, pois ainda é possível deixar cobertores, roupas, calçados (esses três itens são considerados prioritários pela Defesa Civil), luvas, toucas, cachecóis e alimentos na Central de Doações no Centro Administrativo do Estado, na avenida Borges de Medeiros nº 1.501 (bairro Praia de Belas).

Levantamento parcial

O resultado do “Cobertaço” não inclui os artigos recebidos pela prefeitura de Porto Alegre, que realiza a sua própria campanha do agasalho, embora os objetivos e metodologia sejam praticamente os mesmos. Confira, a seguir, como foi o sábado de doações no Palácio Piratini:

– 2.900 peças de roupas;

– 158 cobertores;

– 47 pares de sapatos;

– 3 colchões;

– 60 quilos de alimentos.

– Além disso, a empresa Rio Grande Seguros doou R$ 30 mil, que serão destinados à compra de 1,5 mil cobertores.

Após a coleta no Piratini, a equipe da Defesa Civil – que nessa terça-feira completou 49 anos de atuação – fez uma triagem do que será distribuído. E a fila de pedidos inclui 38 prefeituras e 52 entidades assistenciais.

Pontos de coleta

– Central de Doações da Defesa Civil do RS, no Centro Administrativo do Estado (av. Borges de Medeiros, 1.501, térreo, bairro Praia de Belas, Porto Alegre);

– Edifício-sede do Daer (av. Borges de Medeiros, 1.555, bairro Praia de Belas, Porto Alegre) e nas superintendências regionais;

– Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros;

– Coordenadorias regionais da Defesa Civil: Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Caxias do Sul, Passo Fundo, Lajeado e Frederico Westphalen;

– Farmácias São João (267 pontos de coleta);

– Unidades do SescRS (66 pontos);

– Panvel Farmácias (317 pontos);

– Supermercados Zaffari (36 pontos);

– Praças de pedágio da EGR.

Porto Alegre

Já a Campanha do Agasalho desenvolvida pela prefeitura da Capital gaúcha começou no dia 15 de abril, com o tema “Esquenta Porto Alegre” e o lema “Tem gente que não dá bola para o frio. Juntos, nós damos”. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte e já resultou em pelo menos 150 mil artigos doados.

Dentre as arrecadações estão peças de roupas, novas e usadas, cobertores, calçados, fraldas descartáveis e alimentos não perecíveis. A prefeitura alerta para que as peças estejam em condições de uso, sem sujeira ou rasgos. Sapatos devem ter os pares. São aproximadamente 100 pontos de coleta, que podem ser consultados no site www.pórtoalegre.rs.gov.br.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Datafolha aponta que 47% são a favor e 44% são contra a reforma da Previdência proposta por Bolsonaro
Tarifas bancárias subiram até doze vezes mais que inflação
https://www.osul.com.br/em-apenas-dois-meses-o-governo-gaucho-ja-recebeu-1-milhao-de-doacoes-para-a-campanha-do-agasalho/ Em apenas dois meses, o governo gaúcho já recebeu 1 milhão de doações para a Campanha do Agasalho 2019-07-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar