Segunda-feira, 31 de agosto de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Em cinco anos, o real perdeu quase 30% do seu poder de compra

Compartilhe esta notícia:

A inflação disparou no País, provocando a desvalorização da moeda

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Posteriormente, o Ministério da Economia informou que a correção será no mínimo pelo índice da inflação. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Nos últimos cinco anos, a inflação oficial do Brasil cresceu de forma cada vez mais intensa. Em 2018, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) registrado no País foi de 3,75% – taxa que saltou para 10,06% em 2021. Já nos 12 meses até março de 2022, chegou a 11,30%, indicando mais um ano de preços em disparada.

Com tanta inflação, de março de 2018 ao mesmo mês de 2022, o real perdeu 27,57% do seu poder de compra. Ou seja, com a mesma quantia agora, os brasileiros conseguem comprar apenas dois terços do que compravam naquele ano.

Isso se reflete todos os dias na vida da população, que encontra preços mais altos para os mesmos produtos e serviços. A inflação afeta os orçamentos das famílias de maneira diferente de acordo com a faixa de renda. Para as mais pobres, o aumento dos preços dos alimentos e do gás de cozinha consumiu boa parte da renda no início deste ano. Em pelo menos 11 capitais, apenas os itens da cesta básica já equivaliam a mais de 50% do salário mínimo em março.

Já as famílias de renda alta sentiram bastante os reajustes dos preços do setor de transporte, puxados pelo aumento da gasolina. A escalada da inflação é explicada por fatores nacionais e internacionais, como a pandemia de coronavírus, eventos climáticos e a guerra na Ucrânia.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Fisco Paes
4 de maio de 2022 12:51

MENTIRA!!!60 POR CENTO!!!1212,00 PODER DE COMPRA CAIU!!!

Vanderlei Ochoa
4 de maio de 2022 12:57

Gas custa 10% do SALÁRIO MÍNIMO. Comida do pobre subiu mais de 30%…mas você lê esse jornal, escuta a radio PAMPA e assiste os programas da tv pampa, pode estar convencido de que está tudo bem no Brasil…quaquaquaqua

Vanderlei Ochoa
4 de maio de 2022 14:30

Resultado do golpismo…

Rodrigo Felipe Assmann
4 de maio de 2022 20:43

Impressão de dinheiro desenfreada. A economia a gente vê depois, fica em casa, solda a porta, fecha com tijolo e vai trabalhar daqui uns 3 ou 4 anos, dá nada.

Marcia Santos Da Silva
4 de maio de 2022 21:37

300% seria a notícia certa .

Título de eleitor pode ser feito ou regularizado pela internet até esta quarta-feira; saiba como
Países europeus planejam deixar de comprar petróleo da Rússia em até seis meses
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x