Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026
Por Redação O Sul | 19 de fevereiro de 2026
O presidente da França, Emmanuel Macron, convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a comparecer à próxima cúpula do G7, marcada para junho. O convite foi feito durante o encontro bilateral entre os dois presidentes ocorrido nessa quinta-feira (19), durante a Cúpula sobre Impacto da Inteligência Artificial em Nova Délhi, na Índia. A reunião do G7 será na cidade francesa de Evian.
De acordo com a assessoria de Lula, os dois trataram de “temas da agenda bilateral, em especial cooperação nas áreas de defesa, ciência e tecnologia, e comércio”. Também conversaram sobre “os esforços conjuntos para combate ao narcotráfico, ao garimpo ilegal e a outras formas de crime transnacional na divisa entre o Amapá e a Guiana Francesa”.
Fontes do Planalto que acompanharam o encontro disseram que, na conversa sobre o setor de defesa, foi discutida a possibilidade de venda de helicópteros da Embraer para a França, e também a parceria entre os dois países no Programa de Desenvolvimento de Submarinos.
O acordo Mercosul-União Europeia, assinado em janeiro, não foi tema da conversa, segundo as fontes. A França resiste a aceitar o pacto. Mas o assunto entrou em outra reunião que Lula manteve nesta quinta na Índia, com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenkovic.
De acordo com o Planalto, eles destacaram a importância da assinatura do acordo Mercosul-UE e sua expectativa de que o tratado possa entrar em vigor o quanto antes. “Ambos concordaram com a importância estratégica do Acordo no atual momento de recrudescimento do unilateralismo e do protecionismo comercial”, acrescentou a assessoria.
Lula também reuniu-se com o presidente do Sri Lanka, Anura Kumara Dissanayake, e com o CEO do Google, Sundar Pichai.
Lula conversou com o presidente do Sri Lanka sobre os cenários econômicos dos dois países. Eles concordaram com a necessidade de aumentar a corrente comercial e se comprometeram a elaborar uma pauta abrangente de cooperação, incluindo os setores de turismo, agricultura e comércio.
Em 2025, o comércio bilateral entre Brasil e Sri Lanka chegou a US$ 188 milhões, patamar inferior ao recorde de US$ 210 milhões alcançado em 2016.
O presidente Lula convidou o presidente cingalês a visitar o Brasil em data a ser definida.
O presidente Lula fica em Nova Délhi até sábado (21) e, de lá, segue para Seul, na Coreia do Sul. Entre os dias 22 e 24 de fevereiro, o presidente se reunirá com o presidente sul-coreano, Lee Jae Myung, e com executivos de grandes empresas do país asiático. As informações são do jornal O Globo e da Agência Brasil.
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!