Quarta-feira, 14 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 14 de maio de 2025
Lula “felicitou” Putin “pela proposta de abertura de negociação com a Ucrânia pela paz”.
Foto: Ricardo Stuckert/PRO presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o incentivou a comparecer a uma reunião de negociação com a Ucrânia marcada para esta quinta-feira (15) em Istambul, na Turquia.
O telefonema aconteceu na tarde desta quarta-feira (14), segundo o governo brasileiro. Ainda de acordo com o Planalto, Lula “felicitou” Putin “pela proposta de abertura de negociação com a Ucrânia pela paz”.
O chefe de Estado também enfatizou o compromisso do Brasil com a paz e se colocou à disposição para colaborar na busca de um acordo entre os países.
Putin disse no último sábado (10) que a Rússia está pronta para conversas diretas com a Ucrânia. O governo russo informou que enviará uma delegação para a reunião desta quinta, mas não divulgou quem estará presente.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pontuou que está pronto para uma conversa cara a cara com Putin, mas fez apelo por um cessar-fogo para fornecer as “bases diplomáticas”.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, chegou a pedFoi o governo da Ucrânia que pediu ajuda ao Brasil para tentar convencer Putin a sentar à mesa com Zelensky. O ucraniano e assessores já fizeram várias críticas a Lula por seu posicionamento sobre o conflito.ir para o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, que ajudasse a convencer Putin a comparecer à negociação.
Sybiha escreveu em uma postagem no Twitter que pediu apoio do Brasil para um cessar-fogo incondicional de 30 dias como parte das negociações de paz entre Rússia e Ucrânia.
“Reafirmei a prontidão do presidente Zelensky para se encontrar com Putin na Turquia e pedi ao Brasil que use sua voz competente em seu diálogo com a Rússia para que este encontro direto de mais alto nível aconteça”, escreveu Sybiha.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira estava em Pequim com Lula, para quem deu o recado.
Antes da China, Lula esteve em Moscou para participar das celebrações dos 80 anos da vitória das forças soviéticas sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Lula teve uma reunião com Putin.
Em Moscou, Lula disse em entrevista coletiva ter tratado da guerra entre Rússia e Ucrânia com Putin. “Eu discuti antes, durante e depois, porque nós dissemos ao presidente Putin aquilo que a gente vem dizendo desde que começou essa guerra”, declarou o brasileiro.
“A posição do Brasil é contra a ocupação territorial do outro país, sabe, o Brasil faz parte de um grupo de países que, junto com a China, criou um grupo de amigos que são três países emergentes e eu disse ao presidente Putin que nós estamos dispostos a ajudar na negociação desde que os dois países que se enfrentam queiram que a gente possa participar de negociação”, completou.