Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Em meio à crise do coronavírus, um ministro alemão deixou Angela Merkel “no vácuo” e recusou um aperto de mão

Compartilhe esta notícia:

Profissionais de saúde recomendam evitar contatos próximos e apertos de mãos. (Foto: Reprodução)

O ministro do Interior alemão se recusou a cumprimentar a chanceler Angela Merkel com um aperto de mão nesta segunda-feira (2), em meio ao surto de Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus.

Entre domingo e segunda-feira, a Alemanha registrou 21 novos casos, elevando o número de infectados no país para 150.

Ao chegar em uma sala de reuniões, a dirigente estendeu a mão para o chefe de Interior, Horst Seehofer, que se afastou com um gesto, sorrindo.

Em um clima ameno, a mandatária entendeu o recado e os dois começaram a rir. Seehofer já havia dito a repórteres, antes da chegada de Merkel, que havia deixado de estender a mão como cumprimento por conta do vírus.

Para evitar a contaminação, os profissionais de saúde recomendam particularmente evitar os apertos de mãos.

Combate

O novo coronavírus já se disseminou por todos os continentes, exceto a Antártica, e pela primeira vez se espalha mais rapidamente fora do que dentro da China, país onde foi detectado pela primeira vez.

Em grandes cidades, onde as pessoas vivem e trabalham bem próximas umas às outras, a perspectiva de surtos é real e gera preocupação.

O Brasil, de acordo com boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda, registra 433 casos suspeitos da doença e duas confirmações.

A primeira se refere a um homem de 61 anos, de São Paulo, que voltou de viagem à Itália e passa bem em quarentena domiciliar. O segundo tem 32 anos e também viajou da Itália a São Paulo.

Com a chegada da doença a terras brasileiras, a BBC ilustra alguns dos principais desafios encarados por metrópoles mundo afora — e também como essas cidades vêm atuando até agora.

Transporte público

Os sistemas de transporte público são o ambiente perfeito para a transmissão de vírus.

Acredita-se a principal forma de propagação aconteça quando gotas de fluidos corporais caem em superfícies compartilhadas após alguém tossir ou espirrar.

Estudos que analisaram surtos de gripe no passado apontam que pessoas que usavam transporte público tinham até seis vezes mais chances de contrair uma infecção respiratória aguda do que as demais.

É por isso que autoridades de países como Coreia do Sul, Itália e Irã deram ordens expressas de reforço na limpeza de superfícies no interior de trens, ônibus e estações.

Grandes aglomerações

Eventos que atraem grandes multidões, como os esportivos, são locais óbvios de possível contágio e já estão sendo afetados pelo coronavírus.

O surto levou, por exemplo, ao adiamento do Grande Prêmio da China de Fórmula 1 em Xangai.

Na Europa, jogos de rugby e futebol envolvendo equipes italianas foram suspensos.

Seis jogos da Liga dos Campeões da Ásia também foram adiados, afetando quatro equipes iranianas.

Mas a maior interrupção no calendário esportivo global pode ser a Olimpíada de Tóquio, que deve começar em 24 de julho. Até agora, apenas o revezamento da tocha antes dos jogos foi reduzido, mas o Comitê Olímpico Internacional não descartou o cancelamento dos jogos se o coronavírus se transformar em uma pandemia grave.

Além dos esportes, os eventos religiosos também estão sujeitos a restrições. A Arábia Saudita, por exemplo, já anunciou que a suspensão da entrada de peregrinos estrangeiros a Meca e Medina.

Sensibilização do público

Aumentar a conscientização das pessoas sobre a importância de algumas medidas, como lavar corretamente as mãos, é parte-chave da luta contra a transmissão do coronavírus, segundo oficiais de saúde pública dos EUA.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para evitar a propagação do coronavírus, é preciso lavar as mãos regularmente, cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, evitar contato com pessoas que apresentem sintomas de doenças respiratórias e evitar contato desprotegido com animais selvagens ou de criação.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Um crime que foi gravado: áudios e vídeos ajudaram a desvendar o assassinato de uma brasileira nos Estados Unidos
O percentual de famílias brasileiras com dívidas cai no mês de fevereiro
https://www.osul.com.br/em-meio-a-crise-do-coronavirus-um-ministro-alemao-deixou-angela-merkel-no-vacuo-e-recusou-um-aperto-de-mao/ Em meio à crise do coronavírus, um ministro alemão deixou Angela Merkel “no vácuo” e recusou um aperto de mão 2020-03-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar