Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Em pauta, a redução do IPI para bebidas quentes

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

A redução do IPI para vinhos, espumantes, cachaças e licores foi pedida, por parlamentares de várias regiões produtoras ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. O assunto vai para análise do Ministério da Fazenda. A redução foi votada pelo Congresso, mas vetada por Dilma Rousseff, prejudicando o setor das bebidas quentes.

A senadora Ana Amélia (PP) explica que baixar esse imposto é fundamental para evitar a queda nas vendas, o fechamento de pequenas indústrias e o desemprego no setor. O pedido é para que o IPI do vinho caia de 10% para 5% e da cachaça de 25% para 17%. O deputado Afonso Hamm, responsável por agendar a reunião de ontem, lembrou que a promessa de redução do imposto foi feita na Festa da Uva pelo governo anterior, mas não foi cumprida.

Onyx vai relatar as medidas anticorrupção

Agora inteiramente dedicado à atividade parlamentar, depois que anunciou a desistência de disputar a prefeitura de Porto Alegre, o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM) foi o escolhido para ser, a partir do dia 2 de agosto, o relator da comissão especial que irá analisar as “Dez medidas contra a corrupção”. A proposta nasceu de uma discussão no Ministério Público Federal e sua apresentação ao Congresso teve como protagonista o procurador federal Deltan Dallagnol, que obteve o apoio de mais de 2 milhões de signatários em todo o Brasil.

O campus da UFSM em Cachoeira do Sul

Andou bem o deputado federal gaúcho José Otávio Germano (PP) ao abrir as portas do gabinete do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Henrique de Oliveira, para o reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, o prefeito de Cachoeira do Sul, Neiron Viegas, e o promotor de Justiça, João Ricardo Tavarez. Na pauta, a continuidade da implantação do campus da UFSM e a autorização de abertura de vagas para a contratação de professores e agentes administrativos.

O calendário eleitoral

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a partir do próximo dia 20, inicia o período no qual é permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador. A partir desta data, feitos eleitorais terão prioridade para a participação do Ministério Público e dos juízes de todas as justiças e instâncias, ressalvados os processos de habeas corpus e mandado de segurança.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Para limpar a área
Calote na Infraero chega a R$ 2,6 bilhões
https://www.osul.com.br/em-pauta-a-reducao-do-ipi-para-bebidas-quentes/ Em pauta, a redução do IPI para bebidas quentes 2016-07-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar