Sábado, 12 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Fair

Porto Alegre Porto-alegrenses de 66 anos começam a receber neste sábado a segunda dose da vacina Coronavac

Compartilhe esta notícia:

Para aplicação é necessário levar documento com CPF e a carteira de vacinação Covid-19.

Foto: Cristine Rochol/PMPA)
Segunda aplicação de Oxford também está disponível para quem iniciou o esquema há mais de 12 semanas. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre começa a disponibilizar neste sábado (15) a segunda injeção da vacina Coronavac-Butantan para os idosos de 66 anos. Também será dado prosseguimento à aplicação da primeira dose para indivíduos com comorbidades na faixa etária a partir de 33 anos.

O serviço estará disponível em dois postos de saúde – nos bairros Tristeza (Zona Sul) e Sarandi (Zona Norte), além do drive-thru da PUCRS (Zona Leste) e da tenda no estacionamento externo do shopping Bourbon Country (Zona Norte) – esta última será a única a funcionar também no domingo (16).

Todos os locais abrem o expediente às 9h. Mas o horário de encerramento varia conforme o perfil do ponto de vacinação: nos postos, as atividades terminam às 15h, ao passo que os demais atendem até as 17h.

Para receber a injeção, é necessário apresentar documento de identidade com o número do CPF e comprovante de residência na capital gaúcha. Também se exige a guia de controle fornecida pelos agentes sanitários da prefeitura no momento da primeira aplicação, indicando procedimento com o imunizante chinês.

Já para a segunda-feira (17) está prevista a ampliação da idade mínima para o recebimento da segunda aplicação do imunizante de origem chinesa para os porto-alegrenses com idade a partir de 65 anos. Em caso de dúvida, deve ser acessado o site oficial prefeitura.poa.br.

Endereços

– Estacionamento externo do Bourbon Country: serviço exclusivo para pedestres (não é drive-thru), com acesso pelas ruas Thadeu Onar e Dário Bittencourt, próximo ao shopping center Iguatemi, no bairro Passo D’Areia;

– Drive-thru da PUCRS: acesso pela avenida Ipiranga nº 6.681, com entrada pela área lateral do Museu de Ciências da universidade, no bairro Partenon;

– Posto de Saúde Tristeza: avenida Wenceslau Escobar nº 2.442;

– Unidade de Saúde Assis Brasil: avenida Assis Brasil nº 6.615.

Farmácias

A partir de segunda-feira, as 21 unidades de farmácias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na vacinação contra o coronavírus passarão a aplicar somente a primeira dose de vacina contra coronavírus e de forma restrita a pessoas com comorbidades na faixa a partir de 33 anos. A lista está disponível no site da prefeitura.

Isso vale mesmo para quem já recebeu a primeira injeção nesses estabelecimentos. É o caso dos profissionais de saúde, por exemplo, que agora devem procurar outros locais para completar o ciclo imunizatório.

Para receber a primeira dose nas farmácias, a pessoa terá que levar à loja o original e uma cópia do documento de identidade e do comprovante da doença crônica pré-existente (atestado ou laudo médico e prescrição de medicamento de uso contínuo, conforme previsto Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.

Situação vacinal

Até o início da noite desta sexta-feira (14), ao menos 460.081 habitantes de Porto Alegre já haviam sido contemplados com a primeira dose de vacina contra o coronavírus. O quantitativo equivale a 41,7% da população apta a ser imunizada, ou seja: com idade a partir de 18 anos e comprovadamente morador da cidade.

Com duas doses e esquema completo, são 228.070 pessoas, contingente que se aproxima de 20,7%. Os dados podem ser consultados na plataforma de monitoramento “Vacinômetro”, disponível para acesso em tempo real no topo da página de abertura do site oficial prefeitura.poa.br – a consulta pela Redação do jornal “O Sul” foi realizada às 21h.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Porto Alegre vacina pessoas com comorbidades a partir de 33 anos neste fim de semana
Prefeitura debate com especialistas da UFRGS alternativas para Muro da Mauá e Arroio Dilúvio
Deixe seu comentário
Pode te interessar