Quinta-feira, 08 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Vacina da gripe continua disponível e de forma gratuita para todos os porto-alegrenses

Compartilhe esta notícia:

Meta de imunização já foi superada para os grupos dos idosos e moradores de comunidades indígenas. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Dados do Ministério da Saúde apontam que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre já aplicou quase 619 mil doses da vacina contra a gripe desde o início da campanha deste ano, em abril. Após uma fase inicial voltada apenas para os grupos prioritários, a ofensiva de imunização contempla todos os públicos, de forma gratuita e enquanto durarem os estoques.

Com a abertura do serviço a todo e qualquer cidadão da capital gaúcha, já não é necessária a apresentação de atestado de saúde pelos indivíduos com comorbidades, por exemplo. O mesmo vale para a exigência de comprovantes de vínculo empregatício a profissionais de categorias consideradas prioritárias, como os professores.

Para receber a injeção, a pessoa deve comparecer a uma das 125 postos de saúde da rede municipal informados no site oficial prefeitura.poa.br. O horário de atendimento vai das 8h às 17h, sendo que nas unidades com expediente ampliado também há atendimento após esse horário.

Proteção necessária

O imunizante protege contra três tipos de vírus influenza (B, H1N1 e H3N2), reduzindo a ocorrência de complicações causadas respiratórias e a necessidade de internações.

Esse aspecto é fundamental em um cenário de pandemia, no qual a demanda por Unidades de Terapia Intensiva e outros serviços hospitalares, mesmo em queda, ainda preocupa.

Para maior segurança sanitária, o intervalo entre as injeções contra a gripe e contra a covid (mesmo no caso da Janssen, de aplicação única) deve ser pelo menos 14 dias.

Doses por segmento

Até agora, dois segmentos populacionais superaram a meta de cobertura sugerida pelas autoridades: idosos, com mais de 360 mil aplicações (cerca de 120%), e moradores de comunidades indígenas, com 615  (mais de 110%).

A plataforma de monitoramento do Ministério da Saúde detalha os seguintes números de vacinas contra gripe aplicadas na capital gaúcha em quase cinco meses de campanha, de acordo com cada segmento populacional:

– Idosos (a partir de 60 anos): 360.344;

– Crianças (até 11 anos): 59.120;

– Profissionais da saúde: 52.664;

– Indivíduos como comorbidades: 40.773;

– Professores: 8.531;

– Grávidas: 6.123;

– Apenados: 2.535;

– Profissionais de forças de segurança ou salvamento: 1.952;

– Pessoas com deficiência: 1.085;

– Trabalhadores do transporte: 845;

– Mães que deram à luz em até 45 dias atrás: 785;

– Integrantes da Forças Armadas (na ativa): 731;

– Moradores de comunidades indígenas: 653;

– Funcionários do sistema prisional: 245;

– Caminhoneiros: 193;

– Adolescentes (12 a 17 anos) em medida socioeducativa: 164;

– Trabalhadores do setor portuário: 96;

– Outros grupos sem comorbidades: 74.956.

(Marcello Campos)

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

CPI da Covid aprova acareação entre Onyx Lorenzoni e Luis Miranda
Organização Mundial da Saúde inicia estudo que vai testar três anti-inflamatórios contra a covid
Pode te interessar