Terça-feira, 30 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de maio de 2021
Uma suposta tentativa de agressão ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, motivou a detenção de dois manifestantes no Centro Histórico de Porto Alegre na tarde desta quarta-feira (12). O incidente aconteceu quando ele caminhava com integrantes de sua equipe entre o carro oficial e a entrada do edifício da Rádio Guaíba para uma entrevista.
Conduzida à 2ª Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) da Capital, a dupla de manifestantes foi liberada após a assinatura de um documento no qual se comprometem a atender chamados para esclarecimentos às autoridades.
A princípio, o caso envolve tentativa de lesão corporal e calúnia, por conta de ofensas ao ministro. Um dos envolvidos seria ligado à direção da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Imagens divulgadas nas redes sociais também mostram um agente da Guarda Municipal efetuando ao menos um disparo para o chão, próximo a pessoas que estavam nas imediações da porta de entrada da emissora, no mesmo endereço da rua Caldas Júnior onde funciona o jornal “Correio do Povo”. A corporação prometeu apurar a atitude do policial.
“Toda ação, postura e utilização de equipamentos em ocorrências envolvendo agentes da Guarda Municipal de Porto Alegre, é averiguada e encaminhada a corregedoria da instituição”, informou a corporação por meio de nota, que acrescenta:
“Um vídeo mostra apenas uma fração da ocorrência e será utilizado para averiguação, juntamente com demais atos e registros para uma apuração justa, independente e correta da conduta do agente e, se for o caso, encaminhamentos de ordem disciplinar”.
Santa Maria
Esse não foi o único protesto contra o titular da pasta durante a sua visita ao Rio Grande do Sul neste quarta-feira. Durante a manhã, ao participar da cerimônia de inauguração de uma unidade de Ciências da Saúde no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ele já havia sido alvo de manifestações de estudantes.
(Marcello Campos)