Domingo, 16 de Maio de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
13°
Fog

Porto Alegre A vacinação contra o coronavírus registra alta procura pelos porto-alegrenses a partir de 62 anos. Neste domingo tem mais, inclusive na Redenção

Compartilhe esta notícia:

Capital começa a vacinar a população na faixa etária de 62 anos ou mais.

Foto: Cristine Rochol/PMPA
A partir da segunda-feira, também será contemplado quem tem 61 anos. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Porto Alegre registrou neste sábado (17) uma intensa procura por vacinação contra o coronavírus pelos idosos a partir de 62 anos. Foram 5.117 doses aplicadas em seis postos e 1.969 em três drive-thrus, totalizando 7.086 unidades (primeira ou segunda injeção). A campanha prossegue neste domingo, inclusive no Parque da Redenção.

Trata-se da primeira vez em que um dos mais famosos espaços públicos a céu aberto da capital gaúcha é colocado a serviço da ofensiva de imunização contra a covid. A iniciativa é viabilizada por meio de parceria entre a prefeitura, Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Panvel, EquipeG e Instituto do Câncer Infantil (ICI).

As doses de Coronavac-Butantan e Oxford-Fiocruz estarão disponíveis das 9h às 17h em pelo menos cinco tendas. O local de instalação das estrutura é a área entre o Espelho D’Água do Parque e o campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), nas imediações da reitoria.

Outra opção para se obter o serviço é a Praça México, localizada no bairro Jardim Leopoldina, na Zona Norte de Porto Alegre. Uma unidade móvel da Secretaria Municipal da Saúde estará no local das 9h às 15h.

A chegada de um novo lote de vacinas ao Rio Grande do Sul, na manhã de sexta-feira, permitiu que a prefeitura não apenas ampliasse o alcance da campanha para a faixa etária de 62 anos já nas horas seguintes: a partir desta segunda-feira (19), serão contemplados também os cidadãos de 61 anos. Os endereços serão divulgados nas próximas horas.

Farmácias

Já nas 19 farmácias parceiras da prefeitura não haverá vacinação no final de semana, mas o procedimento será retomado na segunda (19) e na terça-feira (20), com a primeira dose para profissionais de saúde e trabalhadores de apoio em serviços do setor.

Durante toda a semana, exceto quarta-feira (21, feriado de Tiradentes, essas lojas das redes conveniadas também oferecerão a segunda injeção para quem recebeu a primeira no mesmo tipo de estabelecimentos há pelo menos 21 dias (Coronavac).

Gripe

Com o início da campanha nacional de vacinação antigripal e a continuidade da imunização contra o coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça o alerta de que cada modalidade tem uma lista própria de endereços em Porto Alegre. Além disso, no caso da gripe os públicos-alvo têm cronograma diferente e o procedimento não é realizado durante os fins de semana.

Segundo as autoridades, essa separação dos locais tem por base critérios como estrutura, facilidade de acesso e segurança, sendo que apenas três unidades (Centros de Saúde Modelo, IAPI e Santa Marta) concentram ambos os serviços. O principal objetivo é evitar aglomerações de pessoas.

A vacina contra a gripe é fornecida de segunda a sexta-feira (8h-17h) em 40 postos de saúde, ao passo que as injeções contra a covid são aplicadas em outras 30 unidades (8h-17h), além de drive-thrus (geralmente três de forma simultânea) e farmácias parceiras para segmentos profissionais específicos. Os endereços podem ser conferidos no site prefeitura.poa.br.

Na primeira etapa da vacinação contra a gripe, que prossegue até 10 de maio, o alvo são crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas (que deram à luz recentemente), indígenas e trabalhadores da área de saúde. É recomendável portar a caderneta de controle junto com o documento de identificação.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Ministério da Saúde envia medicamentos do kit intubação ao Rio Grande do Sul
Mais de 540 mil gaúchos já receberam a segunda dose de vacina contra o coronavírus
Deixe seu comentário
Pode te interessar