Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026
Por Flavio Pereira | 19 de fevereiro de 2026
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL), pré-candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, estará sábado com o ex-presidente Jair Bolsonaro na Papudinha. O encontro será das 11h às 13h, conforme autorização do ministro do STF Alexandre de Moraes. Sanderson estava ontem em Santo Ângelo na pré-campanha para o Senado e conversou pelo telefone com o jornalista Flavio Pereira.
Segundo Sanderson, o encontro de sábado foi marcado pelo próprio Bolsonaro e servirá para definir se a sua pré-candidatura será mantida, dentro da estratégia do PL em lançar pelo menos um candidato ao Senado em cada estado, ou se ele será chamado a abrir mão em nome de uma aliança com o PP. O deputado lembra que em junho do ano passado Jair Bolsonaro anunciou os nomes do deputado federal Zucco para o Governo do Estado e o seu nome ao lado do deputado Marcel van Hatten, do Novo, para o Senado. Sanderson está tranquilo, seja qual for a decisão:
Bolsonaro tem uma visão estratégica que precisamos respeitar. Nesta visão que ele tem do país, aguardarei o que for decidido. Estou aqui por uma causa. E reconheço que me elegi deputado federal porque lá atrás ele me deu apoio”, afirma Sanderson.
Cenário indefinido nos parceiros Novo e PP
A possibilidade de Sanderson deixar de ser pré-candidato em nome de uma aliança com o PP ou o Novo quebraria a estratégia do lançamento de pelo menos um candidato ao Senado pelo PL em cada estado. Existem ainda outras variáveis, como a possibilidade de o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ser lançado candidato a presidente da República pelo Novo, e o PP ter candidato próprio ao governo do Estado, o que mudaria a composição das vagas ao Senado.
A solução para o impasse com a promessa de vaga ao Senado para o PP na aliança com o PL poderá vir com Sergio Turra. Com o retorno ao PP de Sérgio Turra, que é primeiro suplente da bancada federal, ele deverá assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados em maio, com o pedido de licença do deputado federal Covatti Filho. Tudo dentro de um acordo que poderá levar Turra a tornar-se suplente de Marcel van Hatten na disputa ao Senado.
Tribunal de Justiça do RS alerta para mensagens falsas por SMS para golpes
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul fez ontem um oportuno alerta sobre mensagens falsas enviadas por SMS, caracterizando uma tentativa de phishing, golpe cibernético no qual criminosos se passam por entidades confiáveis – como bancos, empresas ou órgãos públicos – por meio de e-mail, mensagens de texto ou redes sociais.
O Tribunal esclarece que não envia mensagens de texto (SMS) para cidadãos, seja para o público interno ou externo. E destaca que tais comunicações são fraudulentas e têm como objetivo obter indevidamente dados pessoais ou financeiros, orientando os cidadãos a seguir algumas orientações:
* Não responda ao SMS;
* Não clique em links ou arquivos recebidos por SMS;
* Apague a mensagem ou registre a ocorrência como tentativa de phishing junto à sua operadora.
Tiro no pé: só perdas para Lula com o desfile na Sapucaí
A escola Acadêmicos de Niterói, que levou à Marquês de Sapucaí um enredo de escandaloso marketing político do presidente Lula, caiu em desgraça.
A escola ficou em último lugar do Grupo Especial do carnaval do Rio e foi rebaixada. Ainda terá de prestar uma série de esclarecimentos à Justiça, em razão de acusações de campanha antecipada. E precisará responder quem financiou seu desfile.
Para o presidente Lula, um estrago político: queimou o filme com os evangélicos, chamados de “família em conserva”, saiu queimado com o agronegócio e mantém uma espada sobre a cabeça quanto a uma possível inelegibilidade pela campanha eleitoral antecipada.
A OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro) também já emitiu uma nota de repúdio ontem (17) contra a escola, que teria praticado “intolerância religiosa”.
Até a Igreja Católica ficou incomodada com desfile de exaltação a Lula
A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro emitiu nota na qual “manifesta sua preocupação a respeito da utilização de símbolos da fé cristã e da instituição familiar em manifestações culturais de maneira que compreendemos como ofensiva”.
Mesmo reconhecendo que a cultura popular é “expressão da identidade brasileira, espaço de criatividade, encontro e alegria”, a nota da Arquidiocese diz que, ao mesmo tempo, “é preciso que tais manifestações respeitem convicções religiosas profundas e valores que estruturam a vida social e são invioláveis para as pessoas desta cidade”.
Nikolas Ferreira diz que, depois do rebaixamento da escola de samba, “faremos o mesmo com Lula em 2026”
Após a divulgação da apuração do Grupo Especial do Rio de Janeiro colocando a escola Acadêmicos de Niterói na última colocação depois de apresentar um samba-enredo em homenagem ao presidente Lula, o deputado Nikolas Ferreira, falando a Paulo Capelli, do portal Metrópoles, associou o rebaixamento da agremiação ao cenário eleitoral de 2026:
“Faremos o mesmo com o Lula em outubro: o Brasil irá rebaixá-lo”, afirmou Nikolas Ferreira.
CPI dos Pedágios vê enfraquecimento da AGERGS
Após ouvir dirigentes da AGERGS, a agência reguladora gaúcha, o presidente da CPI dos Pedágios, deputado Paparico Bacchi, identificou uma perda de autonomia do órgão nos últimos anos, com a retirada de competências importantes.
Essas dificuldades da AGERGS na fiscalização foram mencionadas no caso do bloco 3, apontando para o excesso de multas. Dados de 2021 mostram o registro de R$ 1 milhão em multas aplicadas nas rodovias que integram o lote. (Por Flávio Pereira – @flaviorrpereira)
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!