Segunda-feira, 28 de setembro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Em semana decisiva para o tarifaço dos EUA, ministro das Relações Exteriores do Brasil cumpre agenda na ONU

Compartilhe esta notícia:

Mauro Vieira indicou que tem disposição de dialogar com o governo dos EUA

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O chanceler brasileiro criticou episódios recentes de interferência externa na região. (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

Em uma semana decisiva para o Brasil, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, desembarcou no domingo (27) para cumprir agenda em Nova York (EUA) e poderá ir a Washington para discutir uma saída ao tarifaço se o governo norte-americano demonstrar interesse em dialogar.

A tarifa de 50% imposta por Donald Trump sobre os produtos brasileiros começa a valer na sexta-feira (1°). Oficialmente, Vieira participa de encontros na ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a guerra na Faixa de Gaza.

O chanceler indicou que tem disposição de dialogar com o governo dos EUA, mas que só irá à capital norte-americana se houver uma sinalização positiva da Casa Branca para retomar as negociações sobre o tarifaço.

As agendas na ONU estão programadas para esta segunda (28) e terça-feira (29). Se os EUA não se manifestarem, Vieira retornará ao Brasil já na quarta (30), onde seguirá no esforço para abrir um canal de negociação com os norte-americanos.

Senadores

Uma comitiva de oito senadores brasileiros está em Washington para uma série de reuniões sobre o tarifaço de Trump.

Integram o grupo Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado; Tereza Cristina (PP-MS), vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado; Jacques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado; Marcos Pontes (PL-SP), vice-presidente do grupo parlamentar Brasil-EUA; Rogério Carvalho (PT-SE); Carlos Viana (Podemos-MG); Fernando Farias (MDB-AL) e Esperidião Amin (PP-SC).

Os políticos brasileiros permanecem nos EUA pelo menos até quarta. Na agenda, estão programados encontros com líderes empresariais, parlamentares norte-americanos e representantes da sociedade civil.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

10 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Vanderlei Ochoa
28 de julho de 2025 13:31

O bolsonaro marginal que está lá fazendo a cabeça do Trump para salvar seu pai da prisão, está podendo os empresários, os latifundiários e o povo brasileiro, kreusa Almeida imbecil

João Souza
28 de julho de 2025 13:31

Olha a cara de BUNDÃO desse idiota.

Fernando Krause
28 de julho de 2025 13:19

O marionete do lulopetismo não vai conseguir nada com o governo Trump..
Sempre lembrando que em 2023 o chanceler lulopetista Celso Amorim, assessor do CRÁPULA, assinou o prefácio do livro do grupo terrorista Hamas, aliado do Irã, que é inimigo dos EUA.
https://revistaoeste.com/…/celso-amorim-assessor-de…/

Anderson Cardoso da Silva
28 de julho de 2025 16:54

Vandeca arrombado …

Fernando Krause
28 de julho de 2025 13:54

Teu encantador vigarista defecou estrume até nos adoradores dele, incluindo tu VANDECA ALOPRADA.

Vanderlei Ochoa
28 de julho de 2025 13:27

Brasil de verdade se esforçando contra a marginalha da direita golpista…essa direita golpista só faz M..

Vanderlei Stefani
28 de julho de 2025 14:18

BRASIL TEM POUCO A PERDER RETALIANDO EUA, BRASIL DEVE DAR UMA DURA RESPOSTA A TRUMP POIS ELE RESPEITA OS CORAJOSOS!
👇
Leia entrevista de Paul Krugman para a BBC News Brasil: https://bbc.in/4f2wKDM

Anderson Cardoso da Silva
28 de julho de 2025 16:52

Vai ser preso

Denise Goulart de Munhós
28 de julho de 2025 15:02

A única pessoa que tem autoridade legal para negociar o tarifaço com Trump é o presidente do Brasil.

Anderson Cardoso da Silva
28 de julho de 2025 16:52

Isto vai lá pedir pânico, o governo não tem moral pra falar com Trump…

Número de autocracias supera o de democracias no mundo
Pela nona semana consecutiva, mercado financeiro reduz a estimativa de inflação para este ano no Brasil
Pode te interessar
10
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x