Terça-feira, 04 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de fevereiro de 2016
Em visita oficial ao Brasil, o presidente da Bolívia, Evo Morales, foi recebido nesta terça-feira (02) pela presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Ele passou em revista às tropas militares, subiu a rampa do palácio e posou para foto ao lado da mandatária. O último encontro entre Dilma e Evo ocorreu na semana passada, durante a Celac (Cúpula dos Estados Latino-Americanos), no Equador.
Após Evo chegar ao Planalto, Dilma e o colega boliviano seguiram para a chamada reunião ampliada, da qual participam ministros e representantes dos dois governos. Depois, os dois seguem para o Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, onde almoçam juntos. De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, mesmo com a visita de Evo a Brasília, os dois países não assinarão acordos de cooperação.
Segundo o Itamaraty, o Brasil é o principal parceiro comercial da Bolívia, por ser o primeiro destino das exportações do país, principalmente do gás natural. Em 2015, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o fluxo comercial entre as nações somou 3,9 bilhões de reais. (AG)