Terça-feira, 26 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Embarque de soja do País cresce na 1ª semana do mês; carne sobe antes da doença de “vaca louca”

Compartilhe esta notícia:

Entre os objetivos, segundo o governo, estão a prevenção de fraudes e a proteção dos produtores e da economia gaúcha. (Foto: Mônica Marli/Agência IBGE Notícias)

A média diária de embarques de soja atingiu 252,46 mil toneladas na primeira semana de setembro, alta de 24,4% ante o mesmo mês completo do ano passado, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira (6), dando sequência ao movimento positivo de exportações visto em agosto.

As exportações de milho, por outro lado, recuam em meio à quebra na segunda safra do cereal.

A média diária de embarques alcançou 178,27 mil toneladas na primeira semana de setembro, ante 303,39 mil toneladas exportadas ao dia em setembro de 2020.

As exportações de carne bovina iniciaram o mês com volumes em alta de mais de 50%, após o recorde registrado em agosto, mas devem sentir já a partir desta semana, após a suspensão de compras pela China diante da confirmação no último sábado (4) de dois casos atípicos de doença de vaca louca.

Açúcar

A perspectiva de que a safra nova da Índia começará a limitar as altas do açúcar em Nova York deverá entrar nas telas dos operadores cada vez mais daqui para a frente.

Mesmo no contrapé de uma safra brasileira 21/22 do Centro-Sul, sob o peso da quebra extraordinária, entre 10% a 15% menor que a última – algo como 34 a 35 milhões de toneladas –, é oferta indiana chegando no mercado.

“Sim, deverá limitar as altas”, diz o analista Maurício Muruci.

As máximas de 4 anos em Nova York podem ter passado, depois de as cotações terem chegado acima dos 20 centavos de dólar por libra-peso, condicionadas pela ruptura de em torno de 60 milhões de toneladas a menos de cana (para 530 a 540 milhões/t), potencializada por vários eventos climáticos.

Depois de boas chuvas de monções, a produção da Índia vai ser boa novamente, e Muruci compila, junto a várias fontes, o propósito do país produzir acima de 36 milhões/t da commodity.

E, desta vez, com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) errando: no último levantamento, se falou em 34,7 milhões/t.

Por cima disso, igualmente ao fator margem às usinas da Índia, como costuma lembrar Muruci. Acima de 18 c/lp, há preço suficiente para os produtores exportarem mais sem subsídio.

A menos que a demanda global se arrefeça muito, o que parece estar momentaneamente descartada, depois do pânico da variante Delta há até poucos dias, e que detone qualquer perspectiva de haver mercado para o açúcar.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Ricardo Menegaz
7 de setembro de 2021 00:51

Esta doença ATÍPICA foi registrada em mais de 20 países em 2019. É natural em vacas velhas e não representa riscos.
Velha estratégia da China para baixar preço é repetida por nossa mídia desinformada.

Instituições financeiras elevam para 7,58% a estimativa de inflação neste ano no Brasil
Com juros e inflação alta, crédito imobiliário atrelado ao IPCA e à poupança perde fôlego
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x