Segunda-feira, 30 de Março de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
27°
Fair

Geral Embrapa desenvolve hambúrguer sem carne

Embrapa desenvolve Novo Burguer, um hambúrguer sem proteína animal, feito com fibra de caju e proteína de soja.

Foto: Divulgação/Embrapa
Embrapa desenvolve Novo Burger, um hambúrguer sem proteína animal, feito com fibra de caju e proteína de soja. (Foto: Divulgação/Embrapa)

Ela é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, na unidade da estatal responsável por desenvolver agroindústria de alimentos, e que fica no Rio de Janeiro. Ela começou a criar alternativas para carne em pesquisas iniciadas em 2007, quando ainda trabalhava na Embrapa do Ceará.

Janice Lima e as equipes de pesquisadores já desenvolveram outros produtos como o hambúrguer de fibra de caju e de feijão de corda para vegetarianos e também substitutos para rechear coxinha de galinha e bolinho de siri.

A pesquisadora explica que o objetivo do seu trabalho “não é que as pessoas parem de comer carne, mas dar mais uma opção”. Segundo ela, a produção de produtos com proteína vegetal pode ser menos onerosa que a proteína animal. Especialmente no caso do Novo Burguer que utiliza o bagaço do caju, geralmente eliminado pela indústria de suco ou revendido para alimentação de animais.

Janice não sabe o preço final de comercialização, mas assinala que o custo é maior do que o hambúrguer tradicional, que tem maior produção em escala, distribuição e venda. O produto é fabricado e comercializado pela Sottile Alimentos, empresa de Niterói (RJ), que tem acordo de cooperação com a Embrapa.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Unesco: 47% de crianças refugiadas no mundo não vão à escola
Religiões de matriz africana defendem paz e respeito no Dia de Iemanjá
Deixe seu comentário
Pode te interessar