Terça-feira, 04 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Notícias Empreendedores apresentam um projeto de condomínio industrial sustentável na Serra Gaúcha

Compartilhe esta notícia:

Projeto prevê infraestrutura completa para instalação de empreendimentos de pequeno e médio porte. (Foto: Divulgação/GreenTec)

Representantes do Condomínio Industrial Sustentável GreenTec se reuniram com a chefe de gabinete da Sedetur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo) do Rio Grande do Sul, Carolina Fontana. Eles pediram apoio do governo para atrair investidores ao empreendimento, localizado em uma área de 70 hectares em Linha Palmeiro, entre os municípios de Farroupilha e Caxias do Sul.

O condomínio fechado, com área total de 700 mil metros quadrados, está dividido em 132 lotes, cada um com dimensões variando de 2,5 a 20 mil metros quadrados. O objetivo é reunir até 60 empresas de diversos segmentos, como metalmecânico, logística e serviços, com uma infraestrutura completa para a instalação de indústrias de pequeno e médio impacto ambiental.

De acordo com o arquiteto Rodrigo Postiglione, o condomínio está aprovado para a atividade industrial e o licenciamento ambiental já foi concluído, o que diminuiu a burocracia dos empreendimentos. “Além disso, está a apenas dois quilômetros da rodovia RS-122 e fica localizado no segundo maior polo metal-mecânico do País”, frisou.

Já o consultor Francisco Spiandorello lembrou que o GreenTec inclui o Parque Tecnológico Multissetorial do Nordeste gaúcho, que possui parcerias com o setor produtivo, a Universidade de Caxias do Sul e o poder público.

Aproveitamento de mão-de-obra

Dentre as iniciativas, ele estacou o Projeto Vila Esperança, que vai formar mão-de-obra para atuar dentro das empresas a partir dos moradores da vila vizinha ao condomínio. “Temos conexão direta com o Vale do Silício, nos Estado Unidos, para qualificar os jovens, atrair e fomentar o desenvolvimento de startups dentro do complexo”, disse.

A representante da Sedetur Carolina Fontana ressaltou que é papel do Estado dar visibilidade ao empreendimento e auxiliar na atração de novos investimentos. Ela foi convidada a participar do lançamento do Projeto Vila Esperança, que ocorre no dia 28 de março. Também participou da reunião a coordenadora da assessoria técnica da secretaria, Maria Paula Merlotti.

Previsão

Em fevereiro, o site do empreendimento projetou a conclusão da obra em um prazo de 24 meses, ou seja, no início de 2020, em Linha Palmeiro, próximo ao campo de provas da empresa Randon. “Planejado para se tornar uma solução econômica e ecologicamente correta, o Greentec apresentará no mercado o que há de mais moderno em condomínios industriais, com ênfase para a sustentabilidade”, promete um texto veiculado na página.

Segundo Cesar Matias, um dos idealizadores do projeto e diretor da DSM Administração e Construção, o empreendimento oferecerá infraestrutura em logística, segurança e administração das áreas comuns, tendo como princípio básico as despesas e benefícios compartilhados entre todas as empresas.

” A energia limpa, por exemplo, será adquirida no mercado livre, o que representa uma economia de até 40% na distribuição”, menciona. “O empreendimento escolheu uma área de terra pertencente ao município de Farroupilha por que Caxias do Sul não tem legislação específica para instalação de condomínios industriais”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Notícias

Nico López tem pena aumentada e está fora do Gre-Nal
Hospital Restinga pede alteração de contrato para funcionamento
https://www.osul.com.br/empreendedores-da-serra-gaucha-apresentaram-ao-governo-do-estado-um-projeto-de-condominio-industrial-sustentavel/ Empreendedores apresentam um projeto de condomínio industrial sustentável na Serra Gaúcha 2019-03-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar