Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Empresário aponta riscos de comprar carro com placa de outro estado, mito ou verdade

Compartilhe esta notícia:

Celso Schuler é formado em medicina com especialização em cirurgia Torácica, foi um dos sócios da XP Investimentos, piloto de automobilismo campeão em várias categorias com veículos de turismo. Desde 2014 administra uma loja física de veículos seminovos premium, inaugurou recentemente uma nova unidade com veículos com itens de luxo e uma loja virtual de veículos de mesmo nome. (Foto: divulgação)

Celso Schuler é formado em medicina com especialização em cirurgia Torácica, foi um dos sócios da XP Investimentos, piloto de automobilismo campeão em várias categorias com veículos de turismo. Desde 2014 administra uma loja física de veículos seminovos premium, inaugurou recentemente uma nova unidade com veículos com itens de luxo e uma loja virtual de veículos de mesmo nome. Para ele, felizmente a evolução dos materiais e os recursos em tecnologia da informação acabam desmistificando questões que tinham grande relevância no passado e que hoje não encontram mais guarida neste mercado. Porém fica a recomendação, para todo e qualquer negócio é de grande importância encontrar fornecedores de confiança, lojistas estabelecidos e com reputação positiva no mercado. Aqui, ele aborda os riscos de comprar carro com placa de outro estado, mito ou verdade.

Muitos clientes preferem esperar, não comprar ou pagar mais caro para ter um veículo seminovo com a placa do seu Estado

As letras das placas dos carros indicam o Estado em que o carro foi originalmente emplacado ou licenciado. Cada Estado tem uma sequência de combinação alfanumérica. Porém, para cada localidade é disponibilizado uma sequência inicial e uma sequência final, dentro da mesma letra, algumas letras acabam sendo de exclusividade de apenas um estado, outras não, varia de acordo com o tamanho da população de cada estado.

O importante a ser dito é que não significa que um carro que não foi emplacado no seu Estado seja ruim. Existe uma cultura antiga de que se a placa é de outro Estado o consumidor está correndo riscos. Antigamente não existia o acesso a informação de forma completa. Hoje vistoria cautelares realizadas pela empresas garantem a procedência do veículo. Buscamos junto ao empresário Celso Schuler da Fideliti Veículos, que atua no mercado de veículos seminovos premium, as resposta para os principais questionamentos referente a placa de um veículos e as possibilidades de prejuízos..

O IPVA de outro Estado pode interferir na negociação de um veículo seminovo?

“Existem diferenças consideráveis nas cobranças de IPVA praticadas pelos Estados, no entanto, essa prática não é tão vantajosa, a não ser no primeiro ano após a compra- caso o % seja menos-, porque a regularização anual do veículo e a transferência de propriedade exigem que o novo proprietário apresente documento que comprove seu domicílio no Estado e vale destacar que, o RS tem uma das mais altas taxas de IPVA. Importande dizer que sem estar pago o IPVA em outro estado e todas as multas não se consegue. Importante também avaliar se carro esta em nome de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, se for PJ precisa obrigatoriamente CND(Certidão Negativa de Debitos), todas essas checkagens são feitas por nos”.

Outra questão são multas ocultas e falsificações que assombram os compradores, como está esta questão?.

“Felizmente os lojistas realizam a checagem para o cliente, que está amparado, nesta transação, pela proteção que o Código do Consumidor oferece. Mas ao comprar um carro de pessoa física, desconhecida, é sempre bom se cercar de todas as informações necessárias para realizar um bom negócio”.

E em caso de sinistro ou veículo recuperado?

“Um medo comum do comprador é se deparar com um veículo que esconde avarias diversas provenientes de colisões graves ou de sinistros que levaram à perda parcial ou total dos carros de forma camuflada. Atualmente uma plataforma nacional informa sinistro, batida ou roubo. Esta consulta é realizada por lojistas que possuem sistemas de check on line de veículos em nível Nacional”.

O bem, na hora da troca, por ter placa de outro Estado é sempre desvalorizado?

“Isso é uma cultura principalmente regional, que já deveria ter caído. Infelizmente interfere principalmente aqui no RS. Muitos lojistas da antiga ou compradores mais velhos levam isso em consideração. Muitas revendas também se utilizavam deste recurso só para depreciar o carro do cliente e pagar menos. Carros mais populares sofrem ainda mais, pois estes clientes não saem do Estado para comprar, conhecidos como reserva de mercado. Nós na Fideliti temos veículos de outros estados e validamos a qualidade do modelo e oferecemos garantia. E atualmente vendemos, veículos excelentes provenientes de outros estados e também nossos para fora do RS”.

E veículos de Estados próximo ao litoral?

“Veículos com desgaste e corrosão em função de serem veículos rodados próximo no litoral também ofereciam dúvidas para o comprador, porém hoje, a maior parte das peças são elaboradas em alumínio ou poliuretano, materiais que não sofrem com a ação da maresia”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Grupo Via Porto começa a operar com a marca Honda Automóveis em Caxias do Sul, Passo Fundo e Bento Gonçalves
Evento orienta sobre como obter green card através de investimento
https://www.osul.com.br/empresario-aponta-riscos-de-comprar-carro-com-placa-de-outro-estado-mito-ou-verdade/ Empresário aponta riscos de comprar carro com placa de outro estado, mito ou verdade 2018-11-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar